TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Família Flores

Por:   •  4/11/2020  •  Resenha  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Natália Corrêa Fagundes

Atenção Psicossocial e Uso de Álcool e Drogas

                                                                     

 

Pelotas

2020

CASO FAMÍLIA FLORES

O presente trabalho constitui-se em um estudo de caso desenvolvido com a família Flores, a respectiva situação familiar chegou à equipe do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) por meio de vizinhos. O serviço então, efetuou uma visita domiciliar, onde foi constatado que todos os integrantes da família residiam juntos numa casa pequena, um primeiro contato foi feito com a Vilma que a mesma relatou que não precisavam de ajuda, porém foi visto que a casa possui apenas 3 cômodos no qual não há distinção entre quarto, cozinha , sala e banheiro, o banheiro fica localizado na parte externa, não possuindo saneamento básico,o que ocasiona situações precárias, não há sequer geladeira na casa , no quintal tem grande quantidade de sujeira e lixo,  de fato a família vive em um ambiente totalmente insalubre.

O filho menor Sérgio (27 anos) costuma ter crises de curta duração que se caracterizam por confusão mental, conflitos entre idéias opostas e uso abusivo de drogas (cachaça, maconha, cocaína). Perante o seu discurso relatou seu descontentamento com a residência, relatando que a família vive em situações precárias sem ter necessidade, pois atualmente recebem a pensão de seu pai que era oficial de justiça, já falecido.

Dona Vilma manifesta quadros em que há crises que variam desde episódios maníacos, delírios com forte conteúdo místico-religioso, episódios depressivos, de severo abatimento e isolamento dentro da própria casa. Certo dia Vilma foi a Unidade de Saúde para aferir  a pressão , chegou lá relatando que acreditava que os deuses hindus energizavam sua volta para que ela conseguisse salvar a humanidade, a técnica de enfermagem aferiu sua pressão e falou para a Sra. Vilma que estava tudo sob controle , que não possuía nenhuma alteração , porém Dona Vilma persistiu dizendo que não era possível, pois ela se sentia diferente, e a profissional mais uma vez relatou estar tudo certo, perante essa controvérsia Vilma ficou bem alterada  e disse que não retornaria mais a essa Unidade.

Sérgio procurou o posto de saúde por estar com bicho do pé, apesar de ter sido respeitoso e estar interagindo bem com os funcionários, teve seu atendimento negado por estar alcoolizado. No dia seguinte Sérgio se direcionou ao CAPS, bem confuso e alterado relatando o ocorrido no dia anterior.

João deu entrada no hospital do município, confuso e desesperado, com a falta de ar e vomitando, com quadro de intoxicação aguda por múltiplas drogas. Permaneceu apenas 3 horas, o hospital apenas monitorou seus sinais vitais, até que os sintomas de intoxicação desaparecessem, sendo liberado posteriormente, mesmo ainda sentindo mal-estar, sem qualquer prescrição medicamentosa. Ainda que João faz acompanhamento ao CAPS, e o hospital tem ciência disto, em nenhum momento foi compartilhado com o CAPS que João procurou atendimento. Algum tempo depois, após realização de exames, foi descoberta uma cirrose hepática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (44.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com