TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matrizes Do Pensamento Em Psicologia

Por:   •  19/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 3

UNIÃO DAS        ESCOLAS[pic 1]

SUPERIORES

DE RONDÔNIA PSICOLOGIA 6°PERÍODO

GUILHERME AZEVEDO LOPES JHENIFER GONÇALVES BHERING

MATRIZES DO PENSAMENTO EM PSICOLOGIA – COGNITIVO- COMPORTAMENTAL

PROFESSOR: SAIMON FELIPE DA SILVA LUCAS FORMULAÇÃO DE CASO E PLANO DE INTERVENÇÃO DO PERSONAGEM

DO FILME – NOTAS DO SUBSOLO

PORTO VELHO/RO 2020/6

  1. – CONCEITUAÇÃO COGNITIVA
  1. – DADOS RELEVANTES DA INFÂNCIA: O personagem da obra nos é mostrado vindo de uma infância solitária, ausência de amor, carinho, afeto, entre outros, não usufruindo da presença dos pais como é comum, além de ter se desenvolvido em um ambiente extremamente desagradável.
  2. – CRENÇAS CENTRAIS: O personagem apresentado afirma possuir uma inteligência superior aos demais mas também alegava uma autoestima consideravelmente baixa, se considerava mau, além de não ter atrativos possuía um desamor consigo mesmo, se sentia incapaz de amar e receber amor, além de um desamparo, onde o indivíduo mostrava que não conseguia mudar, não se considerava bom o suficiente e por fim a desvalorização, não se sentia contente com as próprias conquistas e nem se sentia contente com as conquistas de outros em sua volta.
  3. – CRENÇAS INTERMEDIÁRIAS: No filme é mostrado o paciente se convidando para uma festa de conhecidos, onde através desse gesto ele imaginou que ganharia a simpatia de todos, melhorando suas opiniões em relação a si mesmo, até mesmo treinando a maneira de como agir com os outros para não se sentir rejeitado. Mas durante o encontro ele continua sendo arrogante e ao mesmo tempo buscando admiração.
  4. – CRENÇAS SUBJACENTES: O personagem demonstra em sua crença que a dominação é necessária para se fazer notado, se sentindo poderoso, até fazer com que a pessoa não seja mais útil para ele, como fez em sua relação com a prostituta.
  5. – SUPOSIÇÕES CONDICIONAIS/CRENÇAS/REGRAS: Ele demonstra ser

bastante controverso em suas atitudes, quer tentar algo novo, mas seu pensamento negativo o reprime de seguir em frente, como também acredita que o amor e uma amizade verdadeira são as coisas mais lindas mas na sua mente, não se sente digno de possuir isso por nunca ter antes, dando espaço somente para a arrogância e o ser superior dentro dele.

  1. – ESTRATÉGIAS COMPENSADORAS: No filme o paciente relata que sabia que era melhor não ir a festa, mas sentia necessidade de dominá-los, fazê-los contemplar a sua inteligência e quando conheceu Liza, iniciou uma relação abusiva e contraditória, dominando-a até não ter mais atrativos, com o objetivo de se sentir poderoso.
  1. – PLANO DE INTERVENÇÃO

Antes de iniciar o tratamento, o terapeuta deve levar em consideração todo o histórico do sujeito, os traumas que ele carrega consigo, aspectos culturais e educacionais, os terapeutas compreendem que as crenças são um tipo de comportamento que são aprendidos, se leva em consideração a realidade onde sujeito vive, se essa realidade é forte o suficiente para emplacar a personalidade desse indivíduo.

No primeiro passo, o terapeuta deverá realizar com o paciente do filme uma aliança terapêutica sólida, isso é importante porque pode levar uma chance maior de resultado positivo no tratamento. O terapeuta deve fazer com que o paciente se sinta a vontade a falar tudo o que lhe vier a cabeça sem julgá-lo, mostrando uma postura acolhedora, em seguida fazer a coleta de dados, conhecida como Anamnese.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com