TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MATRIZES DO PENSAMENTO EM PSICOLOGIA – BEHAVIORISMO

Por:   •  13/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com a teoria psicanalítica, explique: a) em que fase de desenvolvimento o neto de 3 anos está vivendo e quais impactos são esperados em seu comportamento;

b) esclareça porque a criança voltou a urinar na cama, à noite;

c) dos autores que estudamos, qual traz contribuição teórica que aborda diretamente esta questão;

d) o que os cuidadores da criança podem fazer para amenizar os aspectos negativos desta separação.

Respostas

A) A fase que a criança está vivendo é a fase Anal. O momento nada mais é do que a construção de sua segurança psicológica e a criação de seu valor pessoal, suas habilidades defensivas. A criança começa a cultivar sua própria compreensão de si, entende que não é o centro do universo, percebendo que precisa cumprir as regras e obedecer aos adultos ao seu redor.

B) A separação repentina da mãe causou choque emocional ou trauma, que fez com que o desejo sexual regredisse ao estágio anterior.

C) Entre os autores de nosso estudo, Winnicott trouxe o conceito da mãe suficientemente boa.

D) Quando a mãe foi detida, a avó passou a desempenhar esse papel, mas quando a criança precisar de carinho, ela deverá desempenhar o papel de uma mãe amorosa, e quando a criança precisa aprender limites e comportamentos, ela deverá desempenhar um personagem educacional da mãe. Para amenizar o impacto negativo dessa separação, é necessário aceitar o possível pedido de informação da criança para a mãe e explicá-lo em uma linguagem fácil de entender, tanto quanto possível. Mesmo que a mãe não possa estar com ele, as necessidades serão atendidas e ele não ficará desemparado, muito menos abandonado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com