TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meia Idade

Exames: Meia Idade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 3

Período da meia idade

Período da fase do desenvolvimento humano. Rosa (1983) identifica que nesta etapa da vida o ser humano começa a valorizar de forma diferenciada o tempo, passando a ter consciência da sua finitude. A Meia Idade, cronologicamente, encontra-se na faixa etária dos 40 a 65 anos de idade. Neste período ocorrem muitas mudanças físicas e mentais no ser humano, concedendo a ele uma nova visão da existência, por isso tal período é marcado pela busca da estabilidade pessoal.

É uma fase muito específica da vida e, para os homens e mulheres, é um momento que muitas vezes encontram-se em grandes conflitos interiores. Como é a maior fase da vida, várias mudanças vão acontecendo nesse período, tanto de ordem psicológica como física.

Os homens parecem desejar momentos de maior intimidade com a companheira, devido ao tempo que perderam em função do grande espaço que ela priorizou para a educação dos filhos e sua profissão. Já as mulheres, depois de tantos anos destinados a cuidar dos outros, começam a querer cuidar de si em um direcionamento de busca de sua independência perdida, pois percebem que não precisam mais colocar as necessidades dos outros em primeiro plano.

Essa fase faz com que muitas pessoas passem a se questionar sobre o sentido da vida, referindo-se que trabalharam a maior parte dela. Embora tenham uma posição econômica mais cômoda, não se sentem satisfeitas com esse momento que chegaram, por sentirem-se incapazes de lidar com o mundo externo. Pensaram em ser livres e muitas pessoas estão cuidando da geração dos seus pais que estão extremamente dependentes.

A crise da meia-idade, criada em 1965 por Elliott Jaques usado para descrever uma forma de insegurança sofrida por alguns indivíduos que estão passando pela "meia-idade", no qual percebem que o período de sua juventude está acabando e a idade avançada se aproxima. Essa crise pode ser desencadeada por vários fatores relacionados com essa época da vida, como a morte dos parentes, casos extraconjugais, andropausa, menopausa, sensação de envelhecimento, insatisfação com a carreira profissional e saída dos filhos de casa. Normalmente quem passa por isso sente uma enorme vontade de mudar seus modos de vida fazendo gastos exagerados com aquisições fúteis, abandonando o emprego ou terminando o casamento.

A Meia Idade possui características que lhe são próprias, e com isso observam-se algumas mudanças físicas, cognitivas e sociais inerentes ao amadurecimento, tais como: mudanças na aparência, no funcionamento sensor, psicomotor, sexual, reprodutiva e nos sentidos; a sabedoria, a criatividade e capacidade de resolução de problemas práticos estão acentuadas nesta fase, pois o nível de compreensão e o vocabulário tendem a estar mais desenvolvidos; no funcionamento sexual e reprodutivo há o declínio da capacidade reprodutiva afetando homens e mulheres de diferentes maneiras; a busca do sentido da vida assume importância fundamental; tendência ao fortalecimento das amizades, na qual se busca apoio emocional e orientações práticas, sucesso na carreira e ganhos; etapa que se atinge o máximo ou o esgotamento profissional; a dupla responsabilidade de cuidar dos filhos e pais idosos pode causar estresse; a partida dos filhos pode gerar a síndrome do ninho vazio; maior cuidado com a aparência, tentando alcançar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com