TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido meia idade

Por:   •  28/9/2015  •  Abstract  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 3

Psicologia do Desenvolvimento II

Estudo Dirigido: Meia-idade

  1. Quais os marcos que fornecem significado a vida adulta? Por que?

Os marcos que fornecem significado a vida adulta pode variar de país para país e depende de culturas diferentes, na nossa cultura são pessoas geralmente casadas, com uma profissão definida, com seus filhos, algumas já com netos, sábias e maduras. Porém é uma etapa vaga e maldefinida, pois as pessoas que se enquadram nessa categoria cronológica formam um grupo extremamente diversificado.

  1. Como a personalidade é avaliada na meia idade? Ela muda ao longo dos anos?

Os psicólogos costumam medir a personalidade segundo cinco predisposições, ou traços psicológicos. São elas: o  Neuroticismo que refere-se a nossa tendência geral para saúde mental versus transtornos psicológicos. Extroversão: descreve atitudes de desinibição, tais como afetuosidade, sociabilidade, atividade e assertividade. Conscienciosidade: descreve ter o tipo de personalidade trabalhadora e diligente. Afabilidade: tem a ver com bondade, empatia e capacidade de se dedicar. Esses estilos essenciais de personalidade em média, não mudam muito depois dos 30.

  1. O que representa a generatividade para o adulto? Como o adulto pode promove-la?

Segundo Erikson, na meia idade nosso objetivo torna-se dar aos outros (generatividade). Os adultos que não se sentem generativos estagnam, não sentindo um propósito real em suas vidas. O adulto pode promove-la cuidando dos outros, ou enriquecendo a vida de outras pessoas pelo seu trabalho.

  1. Quais as principais causas de mudanças e de desenvolvimento do adulto de meia idade?

A medida que vão envelhecendo e amadurecendo, as pessoas tendem a adotar mecanismos de defesa que são estratégias inconscientes básicas que, segundo os psicanalistas freudianos, são utilizadas para enfrentar eventos perturbadores. Ainda que, segundo Freud e seus seguidores, adotemos mecanismos de defesa para enfrentar a vida, os pesquisadores classificaram esse estilo de enfrentamento em uma hierarquia, desde extremamente inadaptativo até plenamente maduro no caso de uma demissão, por exemplo.

  1. Qual a importância de manter a mente sintonizada ou ativa? Cite um exemplo de atividade recomendada para esta finalidade.

A importância para manter-se inteligente com a idade é manter-se saudável, mais especificamente, evitar doenças cardíacas. As atividades recomendadas para manter a mente sintonizada são: desenvolver um hobby ou paixão que desafie a própria mente; colocar-se em situações intelectualmente desafiadoras; ficar atento a saúde física protegendo especialmente contra o desenvolvimento de doenças cardíacas.

  1. O que é otimização seletiva?

São três etapas defendidas por Paul Baltes: 1- concentrar-nos seletivamente em nossas atividades mais importantes, deixando de lado objetivos menos prioritários, 2- otimizar para ter o melhor desempenho nessas áreas importantes da vida e 3- compensar ou utilizar recursos externos quando não podemos fazer algo por conta própria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com