TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mesopotâmia

Seminário: Mesopotâmia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Seminário  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

A ideia geral do texto mostra também no Egito assim como na Mesopotâmia o clima era muito quente, no entanto as roupas dos egípcios eram bem mais sucintas que aquelas usadas pelos vários povos que formaram a cultura mesopotâmica. Como complementos e roupas sempre foram e vão ser diferenciadores sociais, No Egito, também cumpriram esse papel e ganhavam em exuberância daqueles de classes sócias menos favorecidas materialmente, que muitas vezes andavam nus. Pouca coisa veio mudar na indumentária egípcia no longo período de 3.00 anos, essas mudanças só foram significativas quando ocorreram as invasões de outros povos em seu território, em destaque os romanos.

O traje típico da indumentária egípcia era Kalasiris uma túnica longa tanto para homens como para mulheres, e o chanti um tipo de tanga pra homens. Com os tecidos sempre a base natural, como linho e também o algodão acabou tornado-se a cor predominante o branco, já as fibras animais eram proibidas devido à religião local.

Esses trajes por vez estava mostrava-se bastante próximo ao corpo, acredita-se que essas roupas seriam costuradas pela lateral, dando a peça, dando a peça maior aproximação do corpo e dando certa elasticidade, Havia também cones de cera que era colocado sobre uma peruca, que acabavam derretendo com o calor e untavam a cabeleira e a roupa, grudando o tecido ao corpo.

Outro habito notável dos egípcios era raspar a cabeça, devido o pilho ser uma das pragas locais e por questão de higiene. O que se vê de cabelo na iconografia da arte egípcia são perucas, que primeiro teve caráter de proteção, mas depois veio se tornar algo de status social. Essas perucas poderiam ser de fibras naturais, como linho e também palmeiras.

Na parte faraônica devida sua ostentação, tornou-se comum o uso do claft (pedaço de tecido amarrado sobre a cabeça). Tinham a barba postiça de cerâmica, já que os pelos do corpo eram tirados juntamente com o cabelo.

Como adornos, os egípcios mais nobres usavam o famoso peitoral, um tipo de colar maior que cobria o peito e às vezes a parte superior das costas, feito com predas e matais valiosos, já os mais simples usavam brincos, colares simples e também braceletes.

Um forte também dos egípcios eram as maquiagens que era usadas tanto para os homens como para as mulheres, essa maquiagem inicialmente teve a função de proteção dos olhos pois o ar seco devido ao calor e as áreas desertas, essa maquiagem tinha características fortes e usavam o preto que era feita de Kohl, uma mistura de Galena com fuligem.

Para os pés eram comuns sandálias ditas de dedos, feitas em palha trançada, para proteção dos pés, também era habito andar descalço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com