TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia da Pesquisa

Por:   •  23/9/2019  •  Resenha  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO SUDOESTE PAULISTA

Instituição Chaddad de Ensino Ltda.

PSICOLOGIA



MARIA CLARA GOMES PRADO FERNANDES






O trabalho acadêmico: orientações gerais para o estudo na universidade.












AVARÉ – SP

2019

1. A ORGANIZAÇÃO NA VIDA UNIVERSITÁRIA

Uma nova etapa estudantil, a do ensino superior, tem novas exigências que o estudante terá que levar em consideração (SEVERINO, 2007). Segundo Severino (2007) novas posturas serão solicitadas, para a solução de tarefas, atuando em conjunto com tudo o que foi estudado em anos anteriores.

O estudante deve-se apropriar de materiais didáticos, que são instrumentos de base para o estudo pessoal, e que irão ajuda-lo na organização e disciplina de sua vida acadêmica (SEVERINO, 2007).

1.1. OS INTRUMENTOS DE TRABALHO

A responsabilidade de aprofundar os estudos é total do aluno, contando com fontes bibliográficas citadas pelos professores em sala, o aluno deve começar desde o inicio de sua caminhada acadêmica a formar Segundo Severino (2007) sua biblioteca pessoal, qualificada e especifica para o amadurecer de seus estudos. Além disso, deve explorar as bibliotecas da universidade criando um repertório bibliográfico, que terão como finalidade criar uma fundamentação teórica para desenvolver a aprendizagem do estudante (SEVERINO, 2007). A fundamentação teórica é essencial, principalmente de areas tecnicas, das ciencias e das artes (SEVERINO, 2007).

1.2 O APROVEITAMENTO DAS AULAS

Segundo Severino (2007)  os conteúdos abordados em classe serão a base para o estudo pessoal do estudante, juntamente com seus estudos complementares extraclasse. Muitos assuntos são esclarecidos nessas pesquisas, podendo se utilizar de documentações feitas em sala, por exemplo notas de palavras e expressões das ideias fundamentais da aula (SEVERINO, 2007).

O aluno também deve recorrer a outras fontes pessoais de pesquisa, para compreender melhor as informações documentadas anteriormente, afim de sintetizar novos elementos fundamentais para o estudo, documentando-os também (SEVERINO, 2007).

Por conta dessa documentação, o aluno utiliza todas as dimensões de aprendizagem, sem se preocupar com decorar o conteúdo, está contruindo o conceito das ideias e se imformando (SEVERINO, 2007).

1.3 A DISCIPLINA NO ESTUDO

Para estudandes que dispõem de pouco tempo para estudar, uma proposta de método de estudo eficaz, é a organização, a criação de cronogramas para tornar a vida estudantil mais produtiva (SEVERINO, 2007). Segundo Severino (2007) a criação de um levantamento de tempo disponível é muito importante, juntamente com um estabelecimento de ritmo de estudo, que deverá ser cumprido pontualmente, sem enrolações.

Segundo Severino (2007) um tempo estimado de intervalo entre estudos também deve ser seguido rigorosamente, para um melhor aproveitamento do estudo.

Seja a aula expositiva, um semirário ou um debate, o cronograma de estudo é o que possibilitará o proveito da aula. (SEVERINO, 2007).

Segundo Severino (2007) pode-se concluir que o estudante deve rever e preparar-se para as aulas, para evitar se sentir perdido no meio das informações apresentadas em sala, é a medida mais inteligente para aprender de fato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com