TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos De Familia Na Contemporaneidade

Casos: Modelos De Familia Na Contemporaneidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2013  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  1.106 Visualizações

Página 1 de 5

Modelos de família na contemporaneidade

Hoje, na sociedade moderna, existem, estruturas diferentes de famílias, vários tipos de arranjos familiares devido às transformações no campo da economia, da política, e da cultura, que afeta e repercutem diretamente em todos os aspectos da existência pessoal e social dessas famílias, ou seja, afetam suas estruturas, formação, conceito, dinâmica e funcionamento. A família na atualidade vem ressaltando além de suas responsabilidades, o compartilhamento com as escolas. A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. É no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes passados através de gerações. O ambiente familiar é um local onde deve existir harmonia, afetos, proteção e todo o tipo de apoio necessário para resolver os conflitos ou problemas de seus membros. As relações de confiança, segurança, conforto e bem-estar proporcionam a unidade familiar. De acordo com as mudanças sociais e culturais que caracterizam a sociedade moderna, as relações familiares e principalmente os tipos de formação das famílias atuais são totalmente diferentes e mais diversificadas que as famílias de antigamente. Hoje em dia não podemos mais falar da família brasileira de um modo geral, pois existem várias tipos de formação familiar nossa sociedade, cada uma delas com suas características e não mais seguindo padrões antigos, nos dias atuais existem famílias de pais separados, chefiadas por mulheres, chefiadas por homens sem a companheira, a extensa, a homossexual, e ainda a nuclear que seria a formação familiar do início dos tempos formada de pai, mãe e filhos, mas não seguindo os padrões de antigamente.

Família monoparental: composta por apenas um dos progenitores: pai ou mãe. Os motivos que possibilitam essa estrutura são diversos. Englobam causas circunstanciais (morte, abandono ou divórcio) ou ainda, a decisão (na maior parte dos casos, uma decisão da mulher) de ter um filho de forma independente.

Família comunitária: nesta estrutura, todos os membros adultos que constituem o agregado familiar são responsáveis pela educação da criança.

Família homoparental: é constituída por um casal homossexual (ou pessoa sozinha homossexual) que tenha uma ou mais crianças ao seu cargo.

Família nuclear ou elementar: composta de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio ou união de fato, e por um ou mais filhos.

Família contemporânea: é caracterizada pela inversão dos papéis do homem e da mulher na estrutura familiar passando a ser a mulher a chefe de família. Abrange a família monoparental, constituída por mãe solteira ou divorciada.

Devido a essas mudanças ocorridas na sociedade, à família ganhou outros contornos, diversas necessidades levaram a mulher a se introduzir no mercado de trabalho, fazendo com que se tornasse peça importante do orçamento financeiro da família, não sendo raros os casos em que é a única provedora.

Tal fato, por sua vez, vem promovendo o afastamento precoce dos filhos do convívio familiar e assim fazendo com que dividam o compromisso de educar com a escola, assim a figura do pai passou a ser ou mais presente na educação dos filhos ou em alguns casos a formação familiar não conta mais com essa figura, pois já existem muitos casos de mães solteiras, viúvas ou separadas que comandam a família, o que não é diferente com os pais que muitas vezes também estão à frente de suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com