TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modos de Intervenção: Objetivos norteadores

Por:   •  16/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

Modos de Intervenção: objetivos norteadores

Com a inquietude do profissional psicólogo, de como ter uma ligação com a comunidade através de seu trabalho de forma definida ou não, a entrada desse profissional vem sendo realizada de varias maneiras. Podendo dizer que o psicólogo já vem com todas as orientações e conhecimentos pré-estabelecido, antes de inserir no grupo que pretende trabalhar, guiado pelas necessidades da comunidade, consequentemente haverá um diferenciação, por exemplo, depois do levantamento, descrição e caracterização das necessidades do determinado grupo o psicólogo decide o que fazer. A outra forma seria usando sua técnica profissional, trabalhando com a participação conjunta da comunidade.

Tipo de Inserção segundo os objetivos: Consequências

Ao inserir-se na comunidade, o psicólogo fará uma avaliação de como este trabalho vai contribuir na psicologia e na comunidade e quais os efeitos irão causar. Pois este profissional vem com os objetivos certos a ser realizado e conhecendo os aspectos da comunidade, o mesmo deve fazer o seu papel de forma onde o limite não ultrapassa dos aspectos a ser trabalhado.

A preocupação com essa forma de trabalho é que, o psicólogo não é questionado, e assim este profissional faz um trabalho limitado sem ir a fundo e mais longe no que se realiza. E o mesmo acontece com a comunidade , não se tem conhecimento total das problemáticas desse grupo , gerando um conceito de que esse grupo não teria capacidade de ir alem.

Por outro lado, já o método em que o psicólogo faz uma pesquisa das necessidades, um mapeamento das dificuldades dessa comunidade, podendo ver a possibilidade do que trabalhar com essa população, não deixando de saber que haverá também neste contexto, algumas variáveis em pequenos grupos dentro dessa comunidade.

O que irá diferenciar o trabalho será a maneira em que os objetivos serão delimitados dentro de um processo decisório e participativo, tendo o profissional e a comunidade em comum acordo a papel de definir os problemas apresentados pela comunidade bem como as estratégias a serem abordadas para resolução dos problemas detectados. Assim o psicólogo e a comunidade terão muito a ganhar com a participação de todos num processo de troca mutua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com