TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moral

Tese: Moral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  Tese  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A ética é extremamente importante, não somente no setor empresarial. Ela deve estar presente em cada indivíduo.

Um ambiente onde há ética existe criatividade, energia produtiva e alegria. Sua falta tem consequências catastróficas, um ambiente sem ética é improdutivo e desestimulador.

Por isso uma empresa que trabalha e vivencia a ética com seus lideres, funcionários, fornecedores sem duvida é uma empresa de sucesso.

Contudo, o entendimento ético discorre em épocas diferentes e por vários pensadores, portanto a diferentes conceitos e formas de alusão ao termo. Visando sobre o fundamento ético e seus valores no meio social comum, empresarial e profissional. Contudo a palavra ética vem do grego Ethikós, que significa “modo de ser”, à ética trata o comportamento humano e seu valor moral, a natureza do bem e do justo que também pode ser chamada de filosofia moral por tratar dos valores em sociedade, isto é, do comportamento humano e pelo seu valor moral.

“À ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e harmonia e sobre os meios de alcança-las, já a moral está mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa”. (JAPIASSÚ; MARCONDES, 1996, p. 93)

A ética reflete sobre os valores impregnados na sociedade para buscar moralidade e consciência e estabelecer regras de de condutas nas relações humanas na ética profissional, politica ou empresarial intuindo harmonizar moralmente as interações sociais.

No entanto, à moral vem atribuindo em dizer o que se deve ser feito em determinada situações comum ao interagir do homem com o ambiente e a sociedade, e à ética expor reflexões sobre comportamento moral e a conduta de cada indivíduo em seu meio. Sendo que à ética é o estudo dos juízos da conduta humana, que é passível do bem e do mal e que o presente em um único ser ou em grupo.

A ética é extremamente importante, não somente no setor empresarial. Ela deve estar presente na essência de cada indivíduo.

Um ambiente onde há ética existe criatividade, energia produtiva, sinergia e alegria. Sua falta tem consequências catastróficas, um ambiente sem ética é improdutivo e desestimulador.

Por isso uma empresa que trabalha e vivencia a ética com seus lideres, funcionários, fornecedores sem duvida é uma empresa de sucesso.

Já Para Aristóteles a ética é tratada como ciência das condutas humanas, tendo como objetivo se comprometer e possibilitar ao homem a garantia da felicidade através de uma vida regida por virtudes morais e éticas . Pois, a razão deve direcionar o cotidiano, e com isso dominar os vícios e criar bons hábitos, e a mediana entre as atitudes, as condutas e as decisões,

é o mais importante para estabelecer o equilíbrio e proporcionar o bem, assim o desenvolvimento harmonioso do ser em seu meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com