TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças na adolescência

Artigo: Mudanças na adolescência. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Artigo  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

A adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, das ideias opostas às dos pais e irmãos, formação da identidade, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus. É uma fase dodesenvolvimento humano que está entre infância e a fase adulta. Muitas alterações são percebidas na fisiologia do organismo, nos pensamentos e nas atitudes desses jovens.

A fase da adolescência nos meninos vai dos 13 aos 18 anos de idade e nas meninas começa um pouco mais cedo, dos 11 aos 16 anos. Ocorrem então, as mudanças hormonais, caracterizando-se como o período de transformações comportamentais, de crescimento e desenvolvimento.

A bulimia é uma doença na qual uma pessoa exagera na ingestão de alimentos ou tem episódios regulares em que come em excesso e sente perda de controle. Dessa forma, a pessoa com bulimia usa vários métodos, como vômitos ou abuso de laxantes, para impedir o ganho de peso.

A anorexia é uma condição onde a pessoa não ingere uma quantidade de alimentos para suprir as necessidades nutricionais de calorias, proteínas, vitaminas e minerais. Geralmente, diminuem o número de refeições e preferem alimentos com baixa caloria ou permanecem em jejum por tempo prolongado. O resultado final é a perda excessiva de peso com grandes consequências psicológicas e no funcionamento do organismo. Se não tratada corretamente tem alta probabilidade de evolução para a morte.

Alguns motivos para usar drogas:

necessidade de aceitação pelo grupo de amigos

desejo de experimentar comportamentos visto como "de adultos"

sensação de onipotência "comigo isso não acontece"

grandes mudanças corpotamentais gerando insegurança

aumento da impulsividade

Adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos. O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com