TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multiplas inteligencias no movimento escoteiro

Por:   •  2/5/2017  •  Artigo  •  4.710 Palavras (19 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 19

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER

MBA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS NO MOVIMENTO ESCOTEIRO: Ramo Pioneiro preparando os jovens para a vida.

GRAMUNT, Maria Antonieta[1]

Me. ZANETTI, Elizabeth[2] 

RESUMO

O objetivo deste artigo é mostrar a sociedade o quanto o Movimento Escoteiro pode contribuir e auxiliar os jovens no seu desenvolvimento, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal, através de estratégias e técnicas utilizadas pelos facilitadores, que auxiliam o (a) jovem na transição para a fase adulta, onde as exigências do mercado e da sociedade podem ser amenizadas por atividades e simulações atraentes, vividas por eles no Ramo Pioneiro.

Palavras-chave:         Múltiplas Inteligências. Educação. Escotismo.

1 INTRODUÇÃO

No início de algumas matérias do MBA de Gestão de Recursos Humanos foi percebido que varias técnicas tratadas já são utilizadas pelo Movimento Escoteiro, porém isto se torna extremamente importante no trabalho e convivência dos jovens do Ramo Pioneiro, que tem como foco, participantes de 18 a 21 anos, interessados em crescer para a vida profissional, pessoal e familiar.

No desenrolar de matérias como Desenvolvimento Interpessoal, Inteligência Comportamental, Gestão de Talentos e Marketing Pessoal, inclusas no MBA citado, percebeu-se a base científica necessária para demonstrar aquilo que o Ramo Pioneiro propõe com este trabalho.

Assim, este artigo tem o objetivo de expor a sociedade o Movimento Escoteiro e o quanto ele pode contribuir para o desenvolvimento desses jovens e ajudar nos seus relacionamentos, sejam eles profissionais ou pessoais, pois o Método Escoteiro aplicado pelos facilitadores, chamados de mestres no Ramo Pioneiro; contribuem na transição do (a) jovem para a fase adulta, amenizando as demandas do mundo profissional e social, através de atividades, jogos, dinâmicas e simulações, especialmente preparadas para os pioneiros que frequentam as reuniões nos finais de semana.

No primeiro momento colocaremos um breve resumo do que seria o Movimento Escoteiro e o alcance gigantesco de jovens no Brasil por este método coeducativo que vem sendo praticado em nosso país. Em seguida, focaremos no trabalho que é realizado dentro desse Movimento com os jovens de 17 anos e meio a 21 anos completos, chamado de Ramo Pioneiro. Após isso, o estudo se volta as técnicas utilizadas pelos Escotistas, que servem para ajudar os jovens em seus relacionamentos, sendo estes dos mais variados tipos.

Assim, este trabalho foi desenvolvido a partir da análise de uma vasta bibliografia utilizada na prática do Escotismo, buscando também o apoio teórico e novas ideias para tornar a experiência mais interessante dentro da proposta aqui colocada. O conhecimento técnico foi encontrado em materiais referentes ao escotismo e guias usados pelos jovens nessa etapa da vida escoteira. Além disso, a pesquisa envolve livros relacionados aos conceitos e teorias de Inteligência Emocional e Comportamental, Liderança e Marketing Pessoal, com intuito de desvendar o universo do Ramo Pioneiro e do Escotismo para aqueles que não conhecem e auxiliar os Escotistas do Ramo com uma nova forma de ver seu trabalho com os jovens que estão nessa jornada.

2 RAMO PIONEIRO – FAZENDO SUA PARTE PARA AJUDAR O JOVEM

2.1. Conhecendo o Movimento Escoteiro.

O Escotismo, fundado por Lord Baden-Powell em 1907, é um movimento mundial, que trabalha de forma educativa, sem fins lucrativos e com adultos voluntários que atuam na parte de gestão e aplicação do Método Escoteiro. A proposta do Movimento é o (a) jovem se desenvolver, através de um sistema de valores, que prioriza a honra, fazendo isso por meio da Promessa e da Lei escoteira, empregando a prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazendo com que o (a) jovem se aproprie do seu próprio crescimento, sendo exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina para a sociedade e pessoas que o conhecem.

No Brasil, a primeira notícia sobre o Escotismo publicada, foi do dia 1 de dezembro de 1909, na revista Ilustração Brasileira, com circulação nacional.

A ideia espalhou-se pelo país pelos anos que se seguiram, sendo adotado hoje inclusive como proposta educativa governamental. Com o tempo, a proposta foi se adaptando as mudanças apresentadas pela sociedade, por exemplo, passando a aceitar garotas em seus quadros e ampliando a faixa de atendimento para jovens na idade de 7 aos 21 anos.

O Ramo Pioneiro, que será o foco principal deste trabalho surgiu em 1914, como apoio ao trabalho de Baden-Powell, se tornando ramo somente em 1917, nomeado de “Rover” e que tinha a intenção de manter nos mais velhos o ideal de boa cidadania e atraindo os que não foram escoteiros. Somente em 1939 o Ramo Pioneiro (como foi chamado no Brasil), recebeu o impulso que precisava, o lançamento do livro “Rovering to Sucess” em português chamado “Caminhos para o Sucesso” de autoria do próprio Baden-Powell.

O que seria o Método Escoteiro?

Valores como: honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso, respeito pela propriedade e autoconfiança fazem parte do sonho iniciado na Inglaterra a mais de cem anos, incentivando, através de exemplos e orientações por parte do adulto, fazendo com que o (a) jovem use todos esses valores para construir um mundo melhor.

Para atingir esses valores e objetivos foram criados alguns itens que moldam o (a) jovem, que ao se mostrar interessado em fazer parte do Movimento acaba aceitando o compromisso de ser escoteiro. O primeiro passo para assumir este compromisso é a aceitação da lei e promessa escoteira, vivenciando uma vida ética e de comportamento exemplar, deixando de ser apenas um espectador de sua vida se tornando o personagem principal e autoconfiante no seu desenvolvimento.

Outro fator importante é a vida em equipe, colocado em pratica no Ramo Pioneiro por meio da integração ao clã e as equipes de interesse, que proporcionam a descoberta (aos poucos) da responsabilidade, através de uma disciplina assumida de forma voluntaria e que auxilia a se desenvolver tanto na capacidade de liderar quanto de cooperar. Essa integração é feita por meio de atividades gradativas e atraentes, elaboradas levando em conta os desejos, a natureza e necessidades da idade na qual são aplicadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (310.2 Kb)   docx (110.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com