TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional, Ética e Relações Humanas

Por:   •  7/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Este trabalho tem como objetivo fazer um comparativo entre as disciplinas; Comportamento Organizacional, Ética e Relações Humanas e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, destacando a importância de cada uma no processo de desenvolvimento empresarial, profissional e pessoal na relação empresa, cliente, colaborador.

Destacando a importância evidente de cada disciplina, enfatizando a necessidade dessa relação e o objetivo de cada uma.

A escolha foi feita baseado em uma seqüência de necessidades que envolvem o tema, o que uma empresa precisa para se manter, após dados todos os passo necessários para que ela saia do papel, depois que a estrutura esta montada, e ela iniciam sua produção, independente de seu segmento, independente de plano de negócios e lucros, não adianta ter um plano de negócios, um empreendedor com visão sistêmica, se as pessoas não sabem como se comportar, não tem noção de ética, relações no trabalho e desenvolvimento pessoal.

Nosso objetivo é descrever cada disciplina de forma resumida e sua importância para o andamento da empresa. Mostrar que embora sejam disciplinas isoladas, e independentes, estão ligadas, fazem parte de um conjunto, onde o resultado final devera ser o mesmo, orientar e preparar para um objetivo em comum.

Iniciaremos com a importância do comportamento organizacional, seja na empresa ou na particularidade de cada um, na seqüência, falaremos sobre Ética e Relações humanas, como devemos nos comportar diante de algumas situações, principalmente no ambiente de trabalho, e para finalizar, Desenvolvimento Pessoal e profissional, de que artifícios utilizaremos para chegar em nosso objetivo, e qual objetivo seria esse, será eu estamos preparados para alcançá-lo.

Comportamento Organizacional

Para falar sobre este tema iremos usar como referencia o PLT 111; Comunicação e Comportamento Organizacional, usado em sala de aula, onde encontramos idéias distintas e teorias de alguns autores referindo-se ao mesmo processo.

Resolvemos começar por esse tema, pois acreditamos que entender o comportamento e a comunicação é o primeiro passos para um sujeito ser bem sucedido, na vida pessoal e profissional, os próximos temas serão abordados de acordo com as necessidades de estudo para um desempenho de excelência na vida como um todo.  

De acordo com o capitulo 2 da referida PLT, DEREK PUGH, define Comportamento Organizacional como: “O estudo da estrutura,, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”.

Já o Professor JOHN IVANCEVICH, diz que o Comportamento Organizacional, preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos, e o efeito dos trabalhadores sobre as organizações, no que tange sua eficiência, eficácia e efetividade.

Em pesquisa nosso grupo chegou a conclusão que o Comportamento Organizacional é importante para o ser humano desde seu inicio de vida, seja em casa com a família, na escola, trabalho ou em momentos de lazer, e que cada cultura é responsável pela influencia no comportamento das pessoas e o meio em que vivemos diz muito sobre o que somos e desejamos ser, o comportamento não se refere apenas a uma teoria, faz parte de um estudo onde as emoções e sentimentos influencia o comportamento do individuo.

Ao entender como devemos nos comunicar e comportar em cada ambiente o sucesso é certo.

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Para este tema iremos usar como objeto de pesquisa a PLT 188, e algumas fontes  citadas ao final deste.  A proposta deste trabalho é mostrar o que devemos compreender para exercer um bom desenvolvimento pessoal e profissional, no tema anterior vimos que o comportamento organizacional e a comunicação é a base para o desenvolvimento, e é sobre esse desenvolvimento que iremos falar agora.

Na vida profissional há altos e baixos sendo necessário por na balança os itens com prioridade. O mercado de trabalho é competitivo e exigente, precisa de qualificação. Não se deve ter apenas uma formação profissional. Trabalhar o marketing pessoal, desenvolver uma identidade marcante, faz parte da elaboração do projeto de vida que permite saber  o que o consumidor quer comprar e o que temos a oferecer. A aceitação pessoal começa com a comunicação, sem esta, é impossível vender o produto. O comportamento social e o comportamento ético é o cartão de visita de um indivíduo. 
O currículo é bem mais do que tudo que você sabe fazer, ele a primeira impressão do individuo, como se fosse uma embalagem, sua propaganda nas mãos do recrutador. Não existe um modelo ideal para a elaboração de um currículo. O candidato deve definir seu objetivo, ressaltar suas habilidades e resultados e adequá-lo ao possível empregador. 
As organizações são parte integrante para determinar a sua auto-estima elevada, podendo ser o caminho para o novo emprego. Procurar emprego não é tarefa fácil; essa busca passa a ser trabalhosa, quando você se torna um profissional que corre atrás dos seus objetivos. È necessário ser competente, flexível, criativo, ético, líder e também ser um profissional comprometido com a capacidade de ter varias funções com objetivos diferentes.
O Site Administradores trata este assunto como desenvolvimento de uma estratégia de marketing para si e ativar sua rede de contatos, atualizar-se , cuidar da saúde e encarar cada nova entrevista como se fosse  a primeira. Ser pró-ativo e usar marketing pessoal são habilidades positivas necessárias. É preciso ficar atento às mudanças sociais, ser politizado, entender de mercado de trabalho, empregabilidade e empresariado. Por isso é necessário ver o mundo com uma visão sistêmica; assim teremos uma ampla visão do que é "mundo".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com