TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de Avaliação por Imagem do SNC

Por:   •  29/8/2016  •  Tese  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Disciplina: Bioimagem

Professora: Rosa Brim

Apostila IV

Métodos de Avaliação por Imagem do SNC

Parte I

Antes do uso da tomografia computadorizada e da ressonância magnética para o estudo em imagem do sistema nervoso, somente era possível avaliar, através da radiologia convencional, as alterações estruturais do crânio.

 CRÂNIO

        Radiologia Convencional

[pic 2]Usando as incidências PA e perfil é possível através desse método avaliar a forma e volume da calota craniana bem como suas alterações:

  • Alterações congênitas, por exemplo, craniossinostoses;
  • Fraturas (Figura 1);
  • Lesões Cálcicas.

O uso de Raios X não permite o estudo do encéfalo, meninges e vasos, sendo necessário lançar mão de outros métodos.[pic 3]

AVALIAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC)

Na avaliação do SNC é de extrema importância ter conhecimento da anatomia encefálica, correlacionando os achados clínicos com a provável topografia da lesão. Os exames descritos permitem avaliar estruturas invisíveis à radiologia convencional.

        Ultrassonografia Transfontanela

É um método utilizado em crianças que ainda possuam fontanelas abertas. Através delas é possível avaliar alterações ventriculares e, com menor acurácia, o parênquima encefálico.

Vantagens: Associada ao Doppler,analisa lesões vasculares de vulto; Localiza hematomas ou tumores em atos neurocirúrgicos; estuda lesões do couro cabeludo.

Desvantagens: Não é sensível a lesões de calota craniana; a qualidade do exame depende do tamanho da fontanela.

        Tomografia Computadoriza (TC)

[pic 4]A TC produz imagens em plano axial, sendo os outros planos reconstruídos no computador. Utiliza rotineiramente contraste iodado para melhor visualização de estruturas vasculares, permitindo classificar as lesões em hiper-, hipo-, ou não captantes.

[pic 5]Vantagens: Avalia bem as estruturas anatômicas; Diagnostica lesões hemorrágicas, isquêmicas, inflamatórias e expansivas sólidas ou líquidas (Figura 2); permite realização de angiotomografias para estudo de lesões vasculares.

Desvantagens: Pouco sensível a alterações na substância branca; não é multiplanar; oferece riscos por usar radiação ionizante; o contraste pode causar reações alérgicas.

Como já foi estudado, a TC traduz em imagens as estruturas de acordo com sua densidade, variando de tons de cinza (Tabela 1).

Exemplos

Hipodensas

Líquor, cistos, AVEi antigo

Hiperdensas

Calcificações, hemorragia aguda.

Isodensa (densidade semelhante a do parênquima cerebral)

AVEi recente (< 6h)

Tabela 1. Densidade dos tecidos na TC de crânio

        Ressonância Magnética

É o método que apresenta o maior número de vantagens na avaliação do SNC. Apresenta uma excelente resolução e permite um estudo bastante acurado da morfologia e função das estruturas. Diferente da TC, é sensível a lesões nos núcleos da base e permite a realização de angiorressonância sem uso de meio de contraste. Nos exames contrastados, utiliza o gadolíneo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (501.8 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com