TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVOS OBJECTIVOS DE GESTÃO DO PESSOAL

Projeto de pesquisa: NOVOS OBJECTIVOS DE GESTÃO DO PESSOAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.992 Palavras (16 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 02

2. DESENVOLVIMENTO 03

2.1 Os novos desafios da Gestão de Pessoas 03

2.1.1 A moderna gestão de pessoas e o filme Tempos Modernos 03

2.2 Agregando Pessoas – Aplicando Pessoas 05

2.2.1 Sobre a Empresa 05

2.3 Questionário Diretivo 06

2.4 O futuro da Gestão de Pessoas – Plano de Ação 13

2.4.1 Elaboração do Plano de Ação 13

2.4.2 Objetivos do Plano de Ação 14

2.4.3 Fases do Plano de Ação 14

2.4.4 Principais marcos de Controle 15

2.4.5 Adesão à prática de Pesquisa de Clima 15

2.4.6 Premissas 16

2.4.7 Riscos 16

2.4.8 Principais Requisitos e Recursos 17

2.4.9 Restrições 17

2.5 Plano de Gerenciamento e Mudanças 17

2.6 Análises Financeiras 18

3. CONCLUSÃO 19

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20

INTRODUÇÃO

No presente trabalho transcorreremos sobre assuntos voltados para o tema Ges-tão de Pessoas. Tal tema é fonte de grandes discussões que envolvem o contexto or-ganizacional e, justamente por esse motivo, o trabalho consiste na analogia feita os conhecimentos adquiridos durante às aulas de Administraçào de Recursos Humanos em face do ambiente empresarial.

OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS

A Moderna Gestão de Pessoas e o filme Tempos Modernos

O conceito de Gestão de Pessoas vem passando por constantes mudanças e adaptações no decorrer dos anos, com intuito de se permanecer alinhado à realidade do mundo contemporâneo. Atualmente, entende-se que a Gestão de Pessoas envolve os objetivos organizacionais (sobrevivência no mercado, crescimento, redução de cus-tos) atrelados aos objetivos pessoais de cada colaborador (melhoria salarial, estabilida-de, crescimento, etc.).

Dentro das funções da Gestão de Pessoas, está a Administração de Recursos Humanos - ARH, que consiste em planejar, organizar, dirigir e controlar os processos cabíveis, isto é, auxiliando a organização a alcançar seus objetivos e sua missão, em paralelo administrando as mudanças de fatores internos e externos, mantendo a quali-dade de vida no ambiente de trabalho e a satisfação das pessoas.

Como mencionado, na divisão dos processos da Moderna Gestão de Pessoas, devem ser consideradas as influências externas (sindicatos, leis, oscilação do mercado) juntamente com as influências internas (missão, valores e objetivos da empresa), vi-sando alcançar o maior equilíbrio possível entre os dois fatores, o que então proporcio-nará um melhor desempenho dentro da organização.

Além disso, os processos de Recursos Humanos se subdividem em 6 grandes itens, conforme abaixo:

1. Agregar Pessoas (Recrutamento e Seleção)

2. Aplicar Pessoas (Descrição de Cargos e Avaliação de Desempenho

3. Recompensar Pessoas (Remuneração, Benefícios, Serviços)

4. Desenvolver Pessoas (Treinamentos, Mudanças)

5. Manter Pessoas (Relações Sindicais, Disciplina, Qualidade de vida)

6. Monitorar Pessoas (Banco de Dados, Informações Gerenciais)

A aplicação dos itens supracitados resulta em práticas socialmente responsáveis, produtos competitivos e de qualidade, além de qualidade de vida para as pessoas en-volvidas.

Em contrapartida à divisão dos procedimentos de RH, a Moderna Gestão de Pessoas vem trabalhando a adaptação dessa prática para um “Modelo Holístico”, que propõem a substituição das divisões de trabalho pelo trabalho em conjunto, isto é, foca-do no todo e não nas partes. Esse modelo aplica conceitos provenientes da ferramenta de gestão “Reengenharia”.

Outro conceito também importante na Moderna Gestão de Pessoas é o incentivo a mudanças, para que as pessoas sejam plenamente “aproveitadas” em suas ativida-des. Entende-se que as pessoas constituem a maior vantagem competitiva de qualquer organização e ao invés de realizar investimentos em clientes, realiza-se investimento nas pessoas da empresa que atendem esses clientes e podem satisfazê-los.

Sendo a pessoa, o recurso mais importante da organização, torna-se necessário enxergá-la por sob diferentes aspectos, são eles:

• Pessoa como ser humano – Ativador inteligente de recursos orga-nizacionais, fonte de criatividade, talento, comprometimento

• Pessoa como parceira da organização – Que investe em conheci-mentos, esforços em prol do retorno, crescimento, melhoria salarial.

Ao compararmos os conceitos da “Moderna Gestão de Pessoas” e o filme “Tem-pos Modernos – Charles Chaplin”, podemos notar quão imensa é a distância entre am-bos. O filme remete a meados de 1920-1930, na época em que o Modernismo e a In-dustrialização estavam engrenando, o autor relata justamente a indignação despertada nos trabalhadores diante das consequências das mudanças bruscas da época.

Nesse cenário, o empregado não era valorizado, ao contrário, ele era tido como um robô, pago para executar uma mesma função durante o dia todo, não tendo sequer tempo para refeições, descanso, nem nada que lhe pudesse trazer o mínino possível de qualidade de vida. O trabalhador era explorado e engolido pelo capitalismo, ao passo em que burguesia desfrutava do maior conforto possível, alicerçado pelos pobres operários.

Em seguida, em 1929, veio a grande crise na economia norte americana, onde os operários indignados com a vida que levavam, aproveitaram o embalo e realizaram greves e movimentações em prol de melhores condições de trabalho pressionando o Congresso, que não teve alternativa senão ceder.

Pode-se inferir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com