TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neurociencia

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

                                       Aula Tema: O Tecido Nervoso:

                                                  Funcionamento, Células Gliais, Neurônios.

                        Citologia Neuronal, tipos de Neurônios, Morte e Nascimentos dos Neurônios.

O tecido nervoso é formado pelos neurônios e pelas células gliais.

O neurônio é a principal célula do tecido nervoso, com a função de receber, processar e enviar informação. Tem como função, a Excitabilidade, ( se excita quando recebe a informação,)  e Condutividade (conduz a informação para o próximo neurônio). Regula o funcionamento dos órgãos entre si. Estabelecer a relação entre o ser e o meio ambiente.

Assessorado pelas células da Glia (neuróglia), elas dão suporte para que ele funcione de forma correta .

Astrócitos: da sustentação para a estrutura funcionar

Oligodentrócitos: são responsáveis pela produção da bainha de mielina, possuem a função de isolante elétrico para os neurônios do SNC.

Micróglia: circunda todo o neurônio, atua na defesa do sistema nervoso.

Células ependimárias: são células que revestem os ventrículos do cérebro e o canal da medula espinhal.

O neurônio é composto de:

Corpo Celular (membrana, citoplasma e núcleo) e

Prolongamentos (axônio e dentritos).

Esses prolongamentos funcionam como se fossem fios que levam os impulsos nervosos captados pela Visão, Olfato, Audição, Tato e Paladar. Assim o neurônio ao receber um determinado impulso pode transmitir um estimulo exitatório ou inibitório a outro neurônio.

Um único neurônio pode enviar impulsos nervosos a muitos outros, por meio de ramificações finais e de seu axônio. Logo, o cérebro humano vive constantemente de impulsos nervosos em todas as direções.

Os impulsos nervosos para passagem de um neurônio para outro, devem vencer um espaço existente entre eles, é chamado de fenda Sináptica (sinapse) é um conjunto de estruturas que estabelecem a conexão entre dois ou mais neurônios orientado.

Para que os impulsos nervosos possam vencer esse espaço, o primeiro neurônio através dos impulsos, liberam substancias químicas que estimulam ou inibem o neurônio seguinte. Essa substancia química é chamado de Neurotransmissores.

Os neurotransmissores são armazenados em vesículas neuronais. Os neurônios precisam ter sempre a disposição esses neurotransmissores para serem sintetizados a qualquer momento, quando ele é liberado, ocorre a síntese e o armazenamento de novas moléculas de neurotransmissor e novas vesículas neuronais para substituir as que foram utilizadas.

Principais neurotransmissores:

Excitatórios

Acetilcolina-  esta envolvida na transmissão de células nervosas, ajuda no controle do tônus muscular, no aprendizado e nas emoções. Também controla a liberação do hormônio da pituitária, envolvida no aprendizado e na regulação da produção de urina.

Baixos níveis de acetilcolina ajuda para falta de concentração, e esquecimento. O corpo sintetiza acetilcolina a partir dos nutrientes cole no, lecitina, e DMAE e vitamina C, B1, B5e B6, e minerais zinco e cálcio.

Também relacionada a performance sexual, controlando a pressão sanguínea e batimento cardíaco durante a relação sexual.

Dopamina- é um inibidor, e dependendo do local onde atua, apresenta diferentes funções. Como por exemplo, no gânglio basal (interior do cérebro) e essencial par a execução de movimentos suaves e controlados. A doença de Parkinson é falta de dopamina, faz a pessoa perder habilidade de controlar seus  movimentos. A dopamina se move ate o lóbulo frontal regulando as informações que vem de outras partes do cérebro. Logo, comprometer a quantia de neurotransmissor pode resultar em pensamentos incoerentes.

Noradrenalina- conhecida também como norepinefrina, é definida como hormônio da adrenalina- com efeito estimulante na lipólise, faz com que aumente o nível de gorduras no sangue. A noradrenalina também é usada no sistema que nos faz ficar alertas, e ter uma boa memória.

Inibitórias

Endorfina-  atua como calmante natural: alivia a sensação de dor. A endorfina é responsável pelo sentimento de euforia e êxtase.

Serotonina- esta substancia também é encontrada nas paredes sanguíneas localizada no hipotálamo. Algumas funções da serotonina incluem no estimulo do batimento cardíacos, o inicio do sono a e luta contra a depressão (as drogas que tratam de depressão, preocupam em elevar os níveis de serotonina no cérebro)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com