TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neuropsicologia Casos Práticos

Por:   •  9/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.299 Palavras (10 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 10

328-CASOS PRATICOS –NEUROPSICOLOGIA

CASO PRATICO 1-

I-Após ler o texto acima,resuma e identifique  as síndromes neuropsicológicas.

II-Elabore sua resposta baseando-se no estudo dos materiais da disciplina e em outras fontes que considere oportunoconsultar.

III-Uma vez completas as respostas , entregue o documento através do ícone da atividade .

O lado afetado do cérebro mostra que as funções das duas metades do cérebro (hemisférios cerebrais) não são idênticas.As funções cerebrais quando são  executadas, por um hemisfério,o movimento e as sensações de cada lado do corpo são comandados pelo hemisfério do lado contrário. Se o lobo parietal não dominante  estiver lesionado, a pessoa pode não ser capaz de fazer tarefas simples, chamado apraxia. Podem ter dificuldade para entender,e  como resultado disso  ter problemas com a isao,tendo desorientação alo-psiquica e auto-psiquica,negligenciando o lado do corpo oposto ao do dano cerebral,direito.Agnosia é a perda da capacidade de identificar objetos pelo sentido do lado oposto  ou seja o esquerdo.Apraxia é a incapacidade para realizar tarefas com a memoria anterógrada e retrograda, sendo esta ultima uma desordem neurológica  com perda da capacidade de realizar os movimentos e gestos do lado opsto , apesar da vontade e a habilidade para executa-los.O  diagnostico do  tipo de disfunção só ocorre com exame físico  e mental,através de perguntas com o objetivo  de verificar as funções específicas do cérebro.Hemisfério Direito-O hemisfério direito é responsável pelas tarefas não verbais, o pensamento simbólico, o reconhecimento de padrões visuais, a interpretação de mapas e a criatividade. Suas  lesões no hemisfério direito podem ocorrer por vários fatores como os traumatismos cranianos e acidentes vasculares cerebrais.Problemas associados ao hemisfério direito: Alterações da visão e da percepção, Dificuldades de comunicação e de linguagem.

INTERVENÇOES PSICOLOGICAS, TERAPIA OCUPACIONAL,FISIOTERAPEUTICA E FONOAUDILOGICA

 Deve ter foco na Comunicação, Compreensão verbal e não verbal, Fluência e coerência do discurso, Interpretação de conteúdos, Pragmática, Prosódia,Défices Cognitivos,Atenção,Memória, Reconhecimento de faces.O Contato informal com o doente, uso de  Descrição da figura de Goodglass,Explicação de provérbiosApraxia construtiva bidimensional –hemisferio direito- Deve-se Realizar tarefas verbais, visuais e táteis que envolvam o lado esquerdo do corpo .Recomendações constantes .Recorrer a tarefas de leitura e escrita;Trabalhar a  Prosódia, pelo exagero da entoação pelo interlocutor,Reconhecimento de emoções através de fotografias com expressões faciais,Exercícios para aumentar a sensibilidade às palavras ,Diferenciação de significados através de traços prosódicos, Exercícios de emissão prosódica de vogais isoladas, sílabas, palavras e frases.Trabalhar a Comunicação-Identificar as ideias principais de um texto,Ordenar a informação recebida, Gravar a conversa do indivíduo para identificar falhas,Treinar , Utilizar anedotas, Explicar metáforas, provérbios e absurdos, Dar mensagens ambíguas tentando que o indivíduo perceba o seu verdadeiro significado.A apraxia pode ocorrer de diferentes tipo:Apraxia orofacial ou bucofacial.Pessoas com essa condição são incapazes de realizar voluntariamente determinados movimentos que envolvem os músculos faciais.Quando há um Diagnóstico dessas alterações se usa  Testes neurológicos à beira do leito,Testes neuropsicológicos,Exames de imagem do cérebro.

CASO 2-

Considerando a conversa apresentado , responda as perguntas a seguir:

1-Tipo de afasia apresentada.

2-Considerando o tipo de afasia que apresenta ,assinale a área afetada do cérebro.

3-Perfil neoropsicologico caraterístico da afasia de Wernicke.

4-Instrumentos relevantes utilizados para determinar a lesão.

5-descriçao de um programa especifico de reabilitação

6-Exemplo de plano de reabilitação ou reintegração.

II-Elabore sua resposta baseando-se no estudodo material da disciplina e em outras fontes que considere oportuno consultar.

III-Uma vez completa a atividade ,entregue o documento através do ícone de atividade.

Neste caso a afasia instalam-sederrepente, como consequência de lesões no cérebro provocadas por traumas ou acidentes vasculares cerebrais (AVC), conhecidos como derrames cerebrais. O afásico perdem a capacidade de compreender e usar a linguagem e sua compreensao. Embora compreenda o que está sendo dito, é capaz de formar frases como resposta, mas omitindo artigos e termos de ligação,  preposições e conjunções,  perdendo o domínio da fala e não consegue nomear. Sua fala assume aspectos telegráficos, sem elementos de ligação .Algumas pessoas com afasia conseguem articular bem as palavras, sendo incapazes de nomear figuras ou formar frases.A  afasia permite detectar  como funciona o cérebro e a existência de áreas específicas para as vogais, para as consoantes, para os substantivos e assim por diante.

O paciente também apresenta afasia de Broca, que se  preservada a compreensão, mas apresenta dificuldade para falar, escolhem jargões como ai/ai, xô/xô, um nome qualquer para diferentes situações acreditando estar se  comunicando  e o que querem dizer.O paciente com essa fala apresenta dificuldade de compreensão e de expressão, e consegue articular algumas palavras e irrita-se bastante ao não se faz entender, também apresenta afasia de Wernicke não fala palavras que existem ou com significado lógico. Quando existe falha da compreensão e de resposta, o prognóstico sempre sera pior. Existe uma deficiência auditiva ou que pode interferir no processo de comunicação. Também deve apresentar hemiplegia, do  lado  que está comprometido .As formas de afasias são as afasias emissivas, cuja dificuldade de expressão é maior ou parcial da fala, com presença de estereotipias e repetições perseverativas e involuntárias, e  as afasias receptivas , discurso pode ser longo, verborreico, mas sem significado, com fala articulada no ritmo rápido e com presença de jargões e neologismos que são as fluentes.  O tratamento do afásico sera mostrarmos pranchas com figuras para avaliar a compreensão e saber se consegue canalizar a atenção para a ordem recebida, na avaliação a pessoa não precisa falar; basta apontar o que lhe foi solicitado. Dependendo da dificuldade, mostramos de duas a seis figuras com similaridades de função ou de forma para verificar como ela lida com a informação.As testagens são realizadas do mais simples ao mais complexos, sendo introduzidas orações na voz passiva e verbos que indicam ação mais abstrata para avaliar o grau de compreensão. Sera importante que o paciente seja capaz ou não de fazer,repetir ou não repetir, nomeiar ou não nomear, construir  frases ou apresenta linguagem telegráfica.  Conhecer a capacidade cognitiva e de discriminação visual, auditiva e tátil-sinestésica,  que são sequelas decorrentes da lesão cerebral que pode acompanhar a afasia de cada paciente ,a dificuldade de reconhecimento sendo mais frequente, confundida com perda das funções cognitivas. O  psicólogo irá construir pontes entre as habilidades que permaneceram e as que foram perdidas, valendo-se da plasticidade cerebral do paciente,a estimulação controlada, auditiva e visual, tem por objetivo ajudar a pessoa a construir cadeias para ultrapassar os déficits provocados pela lesão, de modo a colocar disponíveis as palavras de novo e orientar no sentido de promover a reintegração social e a dinâmica familiar do paciente com afasia, o suporte para a  família,e como lidar com a pessoa afásica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com