TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nivéis De Analise Do Comportamento.

Pesquisas Acadêmicas: Nivéis De Analise Do Comportamento.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

Behaviorismo;

A análise do comportamento considera os organismos em três níveis: (1) filogenético, (2) ontogenético e (3) cultural. Para analisar uma simples unidade do comportamento de um organismo é preciso, portanto, levar em conta (1) a história evolutiva da espécie, (2) os aprendizados do organismo em sua vida, e (3) as particularidades da cultura em que está inserido. Detalhando um pouco mais:

Filogenético

Nossa espécie não surgiu no mundo vinda do nada. Temos uma história evolutiva: alguns acreditam que viemos do macaco. A história da nossa espécie definiu o funcionamento do nosso corpo. Por exemplo, gostamos de açúcar porque comer açúcar provia a energia que nossos antepassados necessitavam para sobreviver. Sentimos amor, carinho e necessidade de cuidar das pessoas próximas porque cuidar e ser cuidado aumentava a probabilidade de que nossos ancestrais vivessem de forma mais segura. E assim por diante… Não há meios de analisar um comportamento sem considerar como alguns elementos desse comportamento podem ter sido relevantes para a espécie.

Ontogenético

Aprendemos durante nossa vida. Nossa espécie não está programada para atravessar a rua depois de olhar para os lados. Precisamos ser ensinados a fazer isso. Alguém tem que nos ensinar a ler e a escrever, e a sermos respeitosos. Pode parecer mentira, mas não nascemos falando. O nível ontogenético (ou de formação do ser) é o mais importante para grande parte da Psicologia. O problema é quando a Psicologia se foca apenas nele, sem considerar nível o Filogenético.

Cultural

Existe uma história clássica em um livro cujo nome não me lembro. Um rapaz de um país aceita o convite para jantar de sua amiga de outro país. Ela oferece comida a ele, ele aceita. Após terminar o prato, ela oferece novamente comida, ele aceita. E de novo. E de novo. Até que nosso mocinho tem uma intoxicação alimentar. Acontece que ela foi ensinada, de acordo com sua cultura, a sempre oferecer comida após a visita terminar de comer. Ele, por sua vez, foi ensinado a nunca recusar uma oferta de comida. Os aspectos culturais têm que ser considerados por psicólogos. Muitas vezes, as características da cultura podem ir contra o que é aceitável do ponto de vista da sobrevivência da espécie. Veja nosso protagonista, por exemplo, ignorando todos os sinais de satisfação que seu corpo lhe deu: isso provocou uma reação forte do organismo, o que levou a uma intoxicação alimentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com