TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO

Por:   •  29/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUÍ – FAESPI

CURSO: BACHARELADO EM PSICOLOGIA

DISCIPLINA: ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO

PROFESSORA: HIVANA

ALUNOS: rosy

BLOCO: X

TURMA: ÚNICA

TURNO: NOITE

DIÁLOGO ENTRE TERAPEUTA E PACIENTE

TERESINA (PI)

OUTUBRO DE 2017

DIÁLOGO ENTRE TERAPEUTA E PACIENTE

Atividade em individual, com o objetivo de fixação do conteúdo ministrado, necessária para a obtenção de nota na Disciplina Aconselhamento Psicológico, sob a orientação da Professora Hivana, no Curso de Bacharelado em Psicologia, pela Faculdade de Ensino Superior do Piauí – FAESPI.

1. DESCRIÇAO DA DEMANDA

A.R.S., sexo masculino, 45 anos, casado, desempregado recentemente, pai de 03(três) filhos menores de idade, e esposa, também desempregada. Sua situação financeira era boa, porém, sua vaga foi ocupada por um funcionário mais jovem.

          A.R.S., foi encaminhado pelo clínico geral para um aconselhamento psicológico, após ter sofrido uma “crise de fadiga” e por problemas quanto ao sono. Estas crises provocavam tonturas, cansaço, enxaqueca e taquicardia. A queixa inicial de A.R.S.,  diz respeito ao fato de que sua situação financeira era boa, ótimo emprego, mas, um funcionário mais jovem ocupou a sua vaga e, consequentemente tudo desmoronou, vendo-se numa situação de mudar toda a estrutura financeira da família

Diante disso, tem tentando um novo emprego, mas a situação está difícil, não conseguindo nada de trabalho, e, consequentemente, atualmente, ele tem tido o seguinte pensamento: “Eu sou incapaz, não consigo nada nesta vida, e os outros tem mais facilidade de conseguirem as coisas, menos eu”.

2. PROCEDIMENTO

        O atendimento foi realizado em 01 (uma) sessão, no dia 01 de outubro de 2017, sendo usado como procedimento um diálogo, com o objetivo de aprofundamento no caso, acolher o paciente, explorar a queixa e as estratégias, conforme segue:

Terapeuta: Bom dia.

Paciente: Bom dia.

Terapeuta: Estou vendo aqui, que você está tendo algumas dificuldades em relação a dormir, sentindo fadiga, tonturas, taquicardia, cansaço e enxaqueca. É realmente isto que está acontecendo?

Paciente: É exatamente isso.

Terapeuta: Observo ainda que recentemente o senhor perdeu seu emprego, o que lhe garantia uma boa estabilidade financeira, correto?

 Paciente: Correto

Terapeuta: Também vejo aqui, que você, diante desta situação toda, você anda pensando que é um incapaz, que não serve para nada, que os outros possuem mais facilidades para conseguirem as coisas. Você pensa assim mesmo?

Paciente: É assim que penso.

Terapeuta: Muito bem, estamos indo bem, estamos aprendendo bastante sobre sua situação, seus problemas, pontos fracos, pontos fortes.

Paciente: Também acho.

Terapeuta: Você relatou sobre sua situação, que tem lhe deixado com estes sintomas de estresse e ansiedade, e tem feito que pense ser incapaz. Você consegue lembrar de alguma situação específica que aconteceu de forma recente?

Paciente: Sim, semana passada ao procurar um emprego, a pessoa que me atendeu elogiou-me pelo meu currículo.

Terapeuta: O que a pessoa disse?

Paciente: Que no momento eu não estava dentro do padrão exigido pela empresa.

Terapeuta: O que você sentiu com essa palavra?

Paciente: Muito triste, arrasado.

Terapeuta: O que você fez?

Paciente: Levantei-me apressadamente, rasguei o currículo, deu-me uma tremedeira, e fui embora.

Terapeuta: Consigo perceber que você realmente está muito preocupado, receoso, aborrecido. Em sua opinião, qual a possibilidade de você conseguir um novo emprego?

Paciente: Sinto que a probabilidade é zero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com