TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ADOLESCENTE E A ESCOLHA PROFISSIONAL: COMPRENDENDO O PROCESSO DE DECISÃO.

Por:   •  14/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Critica dos artigos abaixo:

O ADOLESCENTE E A ESCOLHA PROFISSIONAL: COMPRRENDENDO O PROCESSO DE DECISÃO.

O PAPEL DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NA ESCOLHA PROFISSIONAL DO ADOLESCENTE.

Segundo a leitura e comparação dos artigos é possível identificarmos que o adolescente, nessa transição da adolescência para vida adulta, se confronta com a difícil missão do estabelecimento de sua identidade, neste momento crucial e de grande impacto no seu futuro. Exatamente naquele momento toda sua vida passará a ser impactada pela sua decisão. Decisão que o leva para preparação da vida profissional e independência econômica, neste momento transitório há grande influencia da educação e cultura, o que o leva para uma nascente de ansiedade e angustia. Enquanto há a identificação de suas habilidades o jovem busca não somente atingir suas vontades e seus objetivos mas também o que sua família e sociedade espera dele.

Por esse motivo alguns acabam sentindo-se pressionados e acabam não estabelecendo um objetivo especifico e tomam uma decisão imatura, o que acaba acarretando arrependimento e frustração. Nessa jornada é imprescindível que o jovem tenha conhecimento de suas habilidades, objetivos, valores, as diversas possibilidades de profissões, do que lhe causa satisfação pessoal e por fim o retorno financeiro que isso lhe dará.

Para melhor entendimento dessa busca, o ideal é que , nesta fase nova de identificação de identidade o adolescente conte com apoio de profissionais tanto da parte clinica, escolar ou organização, onde ele terá um espaço definido para estabelecimento de um processo acerca de informações sobre as profissões, além de e uma busca interna centralizada no individuo, com intuito de “desvendar” sua identidade profissional.

Este processo pode também ser estabelecido como método de intervenção com estratégia afim de identificar o objeto de estudo num contexto amplo, onde poderá ser criado um método acerca da orientação profissional.

Todos modelos apresentados nos artigos remetem a ideia do individuo, adolescente, em um processo de decisão, de mudança. No último artigo todos autores, quando direcionados a questão que se refere a orientação, seguem a mesma linha de pensamento, ondo o sujeito tem a tendência de seguir e atender critérios pessoais para tomada de decisões, bem como o profissional orientador nesse momento irá servir para a intervenção, potencializando e fazendo com que o jovem consiga perceber pelo que esta sendo influenciado, ter conhecimento das áreas profissionais e seus conteúdos, se perceber como um ser em desenvolvimento, ter conhecimento de si ou seja de sua identidade pessoal, para posteriormente construir e identificar sua identidade profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com