TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolha Profissional Na Aolescencia

Trabalho Universitário: Escolha Profissional Na Aolescencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2

1 Introdução

O presente projeto de pesquisa consiste na apresentação do tema: A escolha profissional na adolescência.

Dentro do processo do desenvolvimento do ser humano, a adolescência é uma das etapas mais significativas em termos de transformações. É neste processo complexo, que o adolescente vê o corpo transformar-se, busca autonomia, enfrenta angústias inerentes à estruturação da sua personalidade, redefine valores e é pressionado a realizar escolhas, dentre estas, encontra a escolha profissional. Diante da escolha da profissão, o adolescente começa a questionar se será aceito no âmbito familiar, escolar, entre os amigos, etc. Nesse contexto, esse projeto de pesquisa consiste em investigar: Quais são os fatores que mais influenciam na escolha profissional do adolescente? Essa problemática servirá como ponto de partida para nosso projeto de pesquisa. Diante disso, a investigação será realizada com adolescentes estudantes com faixa etária entre 15 a 19 anos, especificamente do terceiro ano do Ensino Médio, do Colégio São José, uma escola particular.

Além disso, é preterido compreender como se dá a construção de identidade profissional, entender a dimensão da escolha e investigar a importância da orientação profissional na vida do adolescente.

A escolha desse tema para investigação justifica-se por vários aspectos. Primeiramente pelo interesse ao campo da orientação profissional; foi escolhido relacionar com a adolescência pelo fato de que nessa fase o jovem começa a pensar na sua carreira profissional e pelo fato do trabalho formar a base da identidade da pessoa, a maneira pela qual elas se vêem e se descrevem.

“A Orientação Profissional é definida como a tarefa social destinada a guiar os indivíduos na escolha adequada de uma profissão, de tal modo que possam exercê-la com êxito e satisfação pessoal.” (PIERON, 1993, p. 385) Então, a Orientação profissional é de extrema importância dentro do processo de escolha, sendo que os adolescentes são influenciados por diversos fatores socioculturais e acabam sujeitos às mais variadas influências no momento de tomar a decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com