TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adolescentes e as Implicações na Escolha Profissional

Por:   •  20/3/2016  •  Artigo  •  3.001 Palavras (13 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 13

ADOLESCENTES

As implicações na escolha profissional

Paula Cristiane Bernstein

Raquel Rosa Grigolo

Prof. Gessiane Keila Ignatowicz Pasquali

Faculdade Metropolitana de Guaramirim – FAMEG

Bacharel em Psicologia (99039 20142A) – Desenvolvimento Humano II

04/12/2015

RESUMO

Este estudo teve como propósito descrever sobre como os adolescentes sofrem influências quanto suas escolhas profissionais. Para tanto, se valeu de pesquisa bibliográfica com a consulta a autores que tratam sobre os adolescentes e suas implicações no acesso ao mercado de trabalho. As pesquisas se deram mediante consulta a artigos publicados em distintos sites da internet e livros. Os resultados provenientes com este estudo permitem concluir que, a família, a escola e os fatores socioeconômicos determinam as escolhas profissionais que os adolescentes realizaram ao longo de sua vida.

Palavra-chave: Adolescente. Escolha profissional. Influências.

1 INTRODUÇÃO

A busca por uma profissão geralmente ocorre no final da adolescência. A passagem para a vida profissional é uma fase importante e difícil para a maioria das pessoas. O primeiro emprego é um marcador social da nossa sociedade ocidental de que a adolescência chegou ao fim. Quando o adolescente conquista o seu emprego ou determina sua escolha profissional ele realiza uma serie de aspirações que confirma sua imagem social. A família está intimamente ligada na condução desta busca auxiliando, impondo ou confundindo o adolescente. A cultura e a classe social também são determinantes da escolha profissional. A escola entra com o papel de auxiliar os adolescentes sobre as opções que o mercado de trabalho oferece.

O objetivo foi identificar quais são as influências no âmbito familiar e escolar que irão conduzir o adolescente a uma escolha profissional. As informações como os pais e principalmente a escola podem contribuir reduzindo as dúvidas que os adolescentes possuem frente ao amplo mercado de trabalho, sendo de extrema importância essa escolha, pois ela é formadora da identidade do jovem, portanto a identidade ocupacional se desenvolve com a identidade pessoal. Primeiramente abordaremos sobre o adolescente e o mercado de trabalho. Num segundo momento sobre as influencias que atuam na escolha profissional do adolescente. E por último o que a escola e a família podem realizar para auxiliar o adolescente na escolha.

2 ADOLESCENTES E O MERCADO DE TRABALHO

Compreende-se por adolescência um período onde ocorrem alterações biológicas, psicológicas, cognitivas e sociais, marcados por fortes conflitos e tensões. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define adolescência entre os dez e dezenove anos, o Ministério da Saúde do Brasil também faz uso desse critério. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece o período dos doze aos dezoito anos. Não podemos vincular a adolescência somente a fatores cronológicos, pois, ela depende de várias mudanças para permitir a passagem do indivíduo para a maturidade. Essas mudanças vão acontecer no tempo de cada pessoa, através da exploração, da identidade, pela instabilidade e vivencia de sentimentos. (SANTOS, MELO, KOLLER, 2014)

A adolescência possui uma relação direta com a cultura e fatores socioeconômicos onde o individuo está inserido. Os comportamentos que os adolescentes apresentarão, possuem características peculiares de cada geração, sendo estas determinadas pela sociedade. É importante que o adolescente vivencie essa fase, pois, ela permitirá pela exploração, pelas transformações que ele descubra os seus valores, suas crenças, seus papeis sociais e trace suas perspectivas de vida. Percebemos que nem sempre o indivíduo tem a possibilidade de viver a adolescência, devido ao determinante socioeconômico. (SANTOS, MELO, KOLLER, 2014)

O mercado de trabalho é uma ligação entre a procura e oferta de profissionais numa determinada localização. Quem oferece podem ser empresas do ramo privado ou público. E os profissionais são aqueles que possuem habilidades especificas de acordo com a vaga. Essa relação influencia no valor da remuneração, benefícios para cada profissão e tem influência direta com o momento e fatores socioeconômicos-políticos. (SOARES; 2002 apud LACOMBE, 2004)

A seleção de uma profissão geralmente ocorre no final da adolescência, os indivíduos de classe econômica média e alta tendem a prosseguir os estudos indo para a Universidade, já os de classe menos favorecidos estão predeterminados a encontrar um emprego. A passagem para a vida profissional é uma fase muito importante e difícil na vida de boa parte dos indivíduos. O primeiro emprego profissional é um marcador de que a adolescência chegou ao fim, critério esse de muitos sociólogos para a nossa sociedade ocidental ao terminar a escola é obrigatoriedade a inserção ao mercado de trabalho. Para o próprio adolescente conquistar o emprego gera a realização de uma série de aspirações que tranquilizam e o estimulam a adquirir ou confirmar a sua imagem social, já o fracasso é sentido em sua própria imagem social. O fracasso não está vinculado somente a não conquista da vaga de emprego, mais também, a não adaptação ao mundo do trabalho, que possui características bem diferentes do mundo da escola ao qual ele estava adaptado. (Marcelli, Braconnier, 2007)

A escolha profissional é formadora da identidade do jovem, o qual estrutura sua vida a partir dos compromissos ideológicos, pessoais e elaborais que assume. A inserção laboral é associada pelos adolescentes ao valor moral do trabalho por meio das palavras como bom, importante, enobrece o homem, amadurecimento, dinheiro. E a condição financeira é um fator importante no trabalho na adolescência. Além disso, o trabalho permite independência e consumo ainda que de valores baixos, mas, de bens que o adolescente deseja e a família não pode financiar. (Amazarrai, Thomé, De Souza, Poletto, Koller, 2009)

Famílias carentes acabam por adotar o trabalho infanto-juvenil como um processo natural minimizando os prejuízos enaltecendo os seus benefícios. Da mesma forma que o trabalho é uma fonte de amadurecimento psicológico, intelectual e de socialização, ele pode causar o fenômeno da adultização onde o jovem recebe uma carga de responsabilidades além da sua capacidade. Os jovens buscam trabalho como forma de consumir o que seus pais não têm condições de lhe dar. O incentivo da família é comum em classes populares o termino do ensino fundamental, pois até essa fase os pais sentem-se responsáveis depois os filhos precisam aprender arcar com seus gastos. (Amazarrai, Thomé, De Souza, Poletto, Koller, 2009)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (175.5 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com