TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA PROFISSIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA VIDA DOS ADOLESCENTES

Por:   •  8/10/2021  •  Artigo  •  3.364 Palavras (14 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

FACULDADE VÉRTICE – UNIVÉRTIX

SOCIEDADE EDUCACIONAL GARDINGO LTDA. – SOEGAR

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA PROFISSIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA VIDA DOS ADOLESCENTES

ESTÁGIO BÁSICO II – EDUCAÇÃO

ACADÊMICO: AYRAM TREVENZOLI DA SILVA

PROFESSORA ORIENTADORA: POLLYANA BRANDÃO GOMES

BACHARELADO EM PSICOLOGIA

MATIPÓ

2021


AYRAM TREVENZOLI DA SILVA

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA PROFISSIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA VIDA DOS ADOLESCENTES

MATIPÓ

2021

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA PROFISSIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA VIDA DOS ADOLESCENTES

AYRAM TREVENZOLI DA SILVA

RESUMO: O presente trabalho compreende o adolescente no processo da orientação profissional, e destaca as influências que estes recebem desde sua concepção a começar no âmbito familiar. Seu objetivo é analisar quais são as possíveis influencias que a família pode proporcionar ao adolescente durante esse processo e quais intervenções o psicólogo pode realizar nesse processo de escolha profissional. Trata-se de uma pesquisa de modalidade qualitativa, realizada através da observação de um grupo de Estágio onde o público-alvo são adolescentes cursando o Ensino Médio. O psicólogo neste processo é essencial para ajudar o sujeito que está em transição, prestes a se tornar um adulto que tomou uma decisão acentuada, orientada e baseada no autoconhecimento de forma mais tranquila, saudável e segura.

PALAVRAS-CHAVE: Orientação Profissional; Adolescência; Família; Autoconhecimento; Projeto de vida.

  1. INTRODUÇÃO

O jovem quando esta prestes a finalizar o ensino médio, se frente a um grande dilema em sua vida, que é qual profissão deve escolher. Esse fenômeno de escolha causa no mesmo um sentimento de angustias e trás a tona suas inseguranças sobre o futuro. A orientação profissional busca ser um meio facilitador da escolha profissional, onde propicia ao jovem o autoconhecimento sobre suas aptidões e perspectivas de futuro, a partir daí oferece subsídios para que este adolescente faça a melhor escolha possível (ANDRADE, MEIRA, VASCONCELOS, 2002).

Segundo Melo-Silva, Lassance e Soares (2004), no Brasil a orientação profissional está direcionada principalmente os jovens que estão finalizando o ensino médio e pretendem se inserir no mercado de trabalho posteriormente. A orientação profissional aborda temas importantes para este processo de escolha como, preferências, graus de liberdade de escolha, informações sobre as profissões e mercado de trabalho, influências internas e externas, entre outros temas.

A família exerce uma grande influência nesse processo de escolha profissional do adolescente, pois os pais idealizam um futuro ideal para estes jovens e esperam que estes o sigam, o que muitas vezes essas imposições dos pais sobre estes adolescentes geram angustias e ansiedades. Pois o filho não quer desapontar seus pais, mas também não querem seguir o caminho que foi proposto por seus familiares, daí se vê a necessidade da orientação profissional, pois irá auxiliar o jovem durante esse processo de escolha conflituoso (PRATTA, SANTOS, 2007; GRINGS, JUNG 2017).

Justifica-se a importância de estudos nessas áreas para melhor qualificação dos profissionais de psicologias diante essa temática que atualmente esta em pauta entre os adolescentes em formação e seus familiares.

Este trabalho tem como objetivo analisar quais são as possíveis influencias que a família pode proporcionar ao adolescente durante esse processo de escolha e quais intervenções o psicólogo pode realizar nesse processo de escolha profissional.

Trabalhos com esta temática são relevantes por enriquecer o acervo cientifico sobre orientação profissional, auxiliando então psicólogos e estudantes de psicologia sobre o tema.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo Fonseca, Bastos e Trad (2005, 1998), a família tem uma grande contribuição para as pessoas em sociedade, ela pode significar a continuação da linhagem daquele grupo de pessoas, a realização das tarefas domesticas do dia a dia e na ajuda afetiva mutua. Cada família possui suas características subjetivas, algumas situações e dinâmicas familiar podem ocasionar alguns problemas na saúde mental de algum integrante, principalmente adolescentes que estão em processo de construção da identidade.

“O grupo familiar tem um papel fundamental na constituição dos indivíduos, sendo importante na determinação e na organização da personalidade, além de influenciar significativamente no comportamento individual através das ações e medidas educativas tomadas no âmbito familiar. Pode-se dizer, assim, que esta instituição é responsável pelo processo de socialização primária das crianças e dos adolescentes. Nesta perspectiva, a família tem como finalidade estabelecer formas e limites para as relações estabelecidas entre as gerações mais novas e mais velhas, propiciando a adaptação dos indivíduos às exigências do conviver em sociedade” (PRATTA e SANTOS, 2007 p. 247).

De acordo com Assis et al., (2003), a adolescência é uma fase marcada por transição e mudanças que afetam os aspectos cognitivos, físicos, sexuais e emocionais. Alguns autores a caracterizam como a fase da reorganização psicológica, onde ocorrem instabilidades emocionais, causadas pelo processo de mudança biopsicossocial que o jovem se encontra.

Segundo Pratta e Santos (2007), quando um adolescente compõe um grupo familiar, este grupo tende a adolescer. Os pais experimentam sentimentos diversos em decorrência dessa fase em que seu filho se encontra e a forma que estes lidam com esta fase é de acordo como vivenciaram a sua fase adolescente no passado, “os pais apresentam uma angústia intensa, tanto em função de suas próprias inseguranças quanto por evocações conscientes ou inconscientes de suas fantasias” (PRATTA e SANTOS, 2007 p. 250).

De acordo com Barreto e Rabelo (2015), pais que impõe uma postura de autoritarismo exacerbada pode gerar um jovem desconfiado e assustado, fazendo com que este tenha medo dos pais e acabam não tendo referências de afeto. O autor diz também que quando os pais impõe uma postura de líder flexível e respeitoso, isso gera a prevenção da utilização de substâncias psicoativas por estes adolescentes.

Segundo Sparta (2003), a orientação profissional é uma prática que surgiu com o intuito de aumentar a eficácia industrial, seu nascimento tem origem no século XX na Europa, com a criação do Centro de Orientação Profissional da cidade de Monique, onde tinham por objetivo identificar nas indústrias quais eram os trabalhadores que estavam em boas condições para a realização das tarefas e por consequência evitar acidentes no ambiente industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (135.6 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com