TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ATENDIMENTO FAMILIAR

Por:   •  21/3/2022  •  Resenha  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 2

Ao longo dos anos a família vem enfrentando fases e mudanças, podendo ser definida como um grupo de pessoas que possuem laços de ligação profunda e afetuosa, gerando um sentimento de pertencimento aquele determinado grupo, isso a identifica como parte dele.

No modelo sistêmico, a família pode ser considerada como um circuito, onde o comportamento de um membro é afetado pelo comportamento do outro, correspondendo a um sistema complexo e integrado, onde existe indivíduos interdependentes que desempenham influências nos demais.

Toda e qualquer parte de um sistema está relacionado de tal modo com as demais partes, pois um sistema não vive isolado, ele é sempre parte de um todo. Ele é geral para as partes que o compõe e é parte da composição de outro sistema mais geral de um todo, as mudanças numa delas provocará mudanças no sistema total.

Segundo “Monica McGoldrick & Betty Carter”, afirmam que a família é mais do que uma soma de duas partes, que o ciclo de vida individual acontece dentro do ciclo de vida familiar, que é o contexto primário do seu desenvolvimento.

Logo, a família pode ser considerada, ao mesmo tempo, como um sistema dentro de outro, podendo ser intitulado por subsistemas, onde sofre influências constantes e influenciam ao mesmo tempo.

Para Minuchin (1990), a família é um sistema que se define em função dos limites de uma organização hierárquica, onde o indivíduo pode pertencer a diferentes subsistemas, dotados por níveis de poder, pelas funções, diferentes habilidades e exigências distintas para cada indivíduo que compõe o sistema, ou seja, o grupo familiar.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MARTHINELY, Michelly Trigueiro Tavares. Rede de Psicologia. Família: fases e mudanças. Disponível em: <https://rededepsicologia.com/familia-fases-e-mudancas/>, 2019. Acessado em: 23 nov. 2020.

MCGOLDRICK, Monica & CARTER, Betty. As Mudanças no Ciclo Familiar - uma estrutura para a terapia familiar, 1995, Cap. 1.

MINUCHIN, Salvador, LEE, W-Y, SIMON, G. M. Dominando a terapia familiar. 2ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com