TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aconselhamento Psicológico

Por:   •  14/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Aconselhamento Psicológico

  1. Como se desenvolve a crise existencial no processo de luto?

O luto é um processo que acontece de forma distinta entre as pessoas, sendo permeado de emoções e assim variando entre os indivíduos tanto quando sua subjetividade. Entretanto algumas fases costumam fazer parte do processo de luto: a negação, a raiva, a barganha, a depressão e a aceitação, sendo a aceitação a única que é final entre as fases identificadas (KUBLER-ROSS).

Todo o processo luto é cheio de questionamentos, porém a fase identificada como a depressão seria marcada por um profundo sentimento de tristeza, incapacidade e sentimento de falta de autonomia frente à vida e a perda sofrida. O processo de luto pode ocorrer em diferentes situações e fases de vida, não necessariamente na morte de alguém querido, mas também em situações cotidianas, como um divórcio ou demissão profissional.

O que varia entre as situações é a força de afeto envolvida, que depende da relação que o sujeito mantinha com o objeto do luto, das características pessoais, sociais e da experiência pessoal de cada um. Não há uma crise existencial que se desenvolva de determinada forma, nem a obrigatoriedade de se passar por todas fases relacionadas ou uma maneira adequada de passar pelo luto.

  1. Como investigar a linguagem corporal do paciente?

Observar a linguagem corporal do paciente é muito importante para que se tenha uma escuta mais aprimorada da fala do paciente, as razões de eventuais manifestações na linguagem do paciente podem ser investigadas junto com a demanda que a pessoa traz.

A escuta qualificada deve estar aberta a linguagem corporal, que também comunica como a fala em si, entendendo o que é apresentado na demanda e investigando com o individuo o que está sentindo, qual a razão que o trouxe até ali e como ele espera ser auxiliado no processo de aconselhamento.

  1. Qual a importância do suporte familiar no atendimento psicológico?

O suporte familiar tem importância relevante no processo terapêutico, pois é no ambiente de convivência cotidiana que o sujeito vai manifestar e precisar lidar com suas emoções. Assim a presença e apoio da família como parte do processo terapêutico pode ser a diferença entre o individuo conseguir realizar o que se dispõe no processo terapêutico de uma maneira mais efetiva.

O atendimento psicológico e o caminho terapêutico de cada indivíduo é único e não determinado, porém o suporte social e, especialmente, o familiar são fatores relevantes que devem considerados na condução do processo terapêutico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com