TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brincar na Infância

Por:   •  15/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo refletir e alertar sobre a importância do brincar na primeira infância e os seus benefícios para o desenvolvimento global da criança. E alertar  para o uso indiscriminado das tecnologias como:  o computador, celular, smartphone, tablet, televisão são exemplos de recursos tecnológicos que permeiam atualmente o cotidiano de crianças pequenas. Buscando Analisar a relação do lúdico com o desenvolvimento cognitivo, psíquico e social e os efeitos da substituição do brincar para o uso ilimitado de mídias visuais, como meio de distração.  Utilizando de um estudo de referências  bibliográficos e observação clínica no consultório de psicologia e brinquedoteca.  O estudo bibliográfico foi baseado em Winnicott , Lev Vygotsky, Jean Piaget e Melanie Klein.

Introdução

O brincar antes de tudo é um direito, assegurado pela  Constituição Brasileira (1988) e o Estatuto da Criança e do adolescente  (1991). A brincadeira promove o desenvolvimento global da criança, é o melhor caminho para promovermos e acompanharmos os processos de desenvolvimento cognitivo da primeira infância.

A brincadeira é a vida da criança e uma forma gostosa para ela movimentar-se e ser independente. Brincando, a criança desenvolve os sentidos, adquire habilidades para usar as mãos e o corpo, reconhece objetos e suas caractéristicas

 O processo de desenvolvimento e aprendizagem  envolve o corpo inteiro. Brincar é um estado onde corpo e psiquismo mostram sua unidade conduzindo a inteireza. Brinca-se com objetos, mas também é possível brincar com o corpo, cedendo lugar para olhar e para o toque. As crianças descobrem o mundo porque vão tocando, sentindo, ouvindo, vendo, cheirando e experimentando tudo ao seu redor. Nas brincadeiras a criança descobre a si mesma  e o outro.  Resultados: Foi constatada a importância do brincar, não apenas como um meio de distração. O brincar é imprescindível para o desenvolvimento, amadurecimento, formação psíquica  e integração social das crianças. Além de impulsionar sua cognição, imaginação e afeto. Conclusão: Na  primeira infância o ideal é que se priorize as brincadeiras, o corpo a corpo, o cair e o levantar, correr, pegar, sentir. Até o momento, a principal recomendação é a da Academia Americana de Pediatria, sugere a moderação para o uso de telas por crianças, orientando que a exposição às telas aconteça somente após os dois anos de idade. E, mesmo após essa idade, a organização orienta que o tempo máximo de uso não deve ultrapassar duas horas por dia.Para que a criança possa não só assistir, mas experimentar o mundo ao seu redor.  A melhor atividade para uma criança pequena ainda é interagir com outra pessoa, que vive, respira e responde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com