TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CASO HIPOTÉTICO DE ATUAÇÃO DE PSICÓLOGO ENVOLVENTE FALTA DE ÉTICA PROFISSIONAL

Por:   •  22/10/2019  •  Resenha  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 2

CASO HIPOTÉTICO DE ATUAÇÃO DE PSICÓLOGO ENVOLVENTO FALTA DE ÉTICA PROFISSIONAL

Para o estudo utilizamos um vídeo do Youtube, onde uma psicóloga realiza várias entrevistas para uma pesquisa. Destacamos aqui uma delas, a quinta entrevistada, uma Youtuber famosa, que entende tudo sobre relacionamentos.

A psicóloga não se contém: diz ser sua fã, assiste a todos os vídeos e pede para fazer um snap pois precisa dizer para o mundo que estão juntas. A cliente pergunta se ela quer agora, e a profissional responde que sim, pedindo por favor. Assim, fazem uma pequena filmagem e a profissional ressalta “pro mundo” que está contribuindo para sua pesquisa.

No trecho da gravação, podemos observar várias infrações do Código de Ética, tais como:

- Ausência do Termo de consentimento em uma pesquisa;

- Comentários sobre a vida pessoal do paciente para terceiros;

- Não manter sigilo profissional;

- Exploração da imagem da cliente para promoção pessoal

De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo: O Psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano e é responsabilidades do psicólogo: Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional;

Observamos que foram infringidos os seguintes artigos do código de ética:

Art 2º - Ao psicólogo é vedado:

a) Praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão;

g) Emitir documentos sem fundamentação e qualidade técnico -científica;

h) Interferir na validade e fidedignidade de instrumentos e técnicas psicológicas, adulterar seus resultados ou fazer declarações falsas;

Art 6º - O psicólogo, no relacionamento com profissionais não psicólogos:

b) Compartilhará somente informações relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo.

Art 9º - É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.

Art 16º - O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e e desenvolvimento de tecnologias:

b) Garantirá o caráter voluntário da participação dos envolvidos, mediante consentimento livre e esclarecido, salvo nas situações previstas em legislação específica e respeitando os princípios deste código.

Diante de tais irregularidades, cabe aos órgãos responsáveis, aplicar punições e exonerações, com o objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com