TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COACH E SEUS ASPECTOS

Por:   •  20/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 2

A palavra “coach” vem do inglês e significa “carruagem”, e apesar de parecer um termo recente, é bastante antiga a sua atuação. Diante desse aspecto, é fulcral discorrer sobre o que faz esse profissional; se há regulamentação; bem como as possibilidades de atuação.

É imperioso, a priori, destacar que o coach tem por objetivo fazer “o papel de tutor” de determinada pessoa ou pessoas, a fim de que alcancem determinados objetivos, tais como: um concurso público, dominar um instrumento musical, resolver um problema de relacionamento, dentre outros. No passado isso era algo muito comum, onde reis, solicitavam pessoas de profundo conhecimento, para atuarem como tutores na educação dos futuros herdeiros, a exemplo de José Bonifácio com o pequeno D. Pedro II.

Outrossim, é tempestivo citar que atualmente esse profissional gera algumas dúvidas enquanto a sua regulamentação. Diante disso, é importante mencionar que não podemos confundir profissão regularizada com profissão regulamentada, pois o coach, tanto no Brasil e no mundo é uma profissão legalizada, entretanto não é regulamentada. Assim, é como se comprássemos o coach com um “empresário” por exemplo, pois não há uma graduação para este, mas nem por isso é definido como uma profissão irregular, diferente de um contador, que este sim possui um conselho e há uma regulamentação. Nesse viés, o que torna a profissão duvidosa - é feita por meio de falsos profissionais - que atua com imperícia em algumas profissões regulamentadas - como o de um psicólogo e de um analista financeiro, causando problemas sérios aos que usufruem destes serviços.

Por fim, é valioso evidenciar as possibilidades de atuação que um coach íntegro pode exercer são das mais variadas, podendo auxiliar grandes empresas a tomarem melhores decisões, desde “ajudar” pacientes com severas patologias a terem um processo menos doloroso e exercer mais otimismo no seu tratamento, mas não a “curá-los”. Portanto, não é uma tarefa fácil, requer muita pesquisa e de preferência conversar bastante com pessoas que já utilizaram o serviço, observar os pontos negativos ditos e saber o porquê das insatisfações, são ótimas formas de minimizar a chance de ter algum problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com