TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Canto das Lutas Femininas

Por:   •  12/11/2023  •  Monografia  •  6.713 Palavras (27 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 27

                           CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA

                                                     CURSO DE PSICOLOGIA

                                       ERIKA DE NORONHA MACHADO

                OS ACORDES MUSICAIS QUE ENTOAM O CANTO DAS LUTAS E          C                                CONQUISTAS DAS MULHERES BRASILEIRAS

[pic 1]

 

                                                      RIO DE JANEIRO

                                                                2022

SUMÁRIO

[pic 2]

RESUMO

      Trabalho para Conclusão do Curso (TCC), na Graduação em Psicologia, do Centro Educacional Augusto Motta.

      Elaborado através de Revisão de Literatura, ele foi estruturado a partir da relevância e, ao mesmo tempo silêncio, que temos nas sociedades, em especial no Brasil, ao retratarmos Grandes Mulheres que fizeram e participaram, na construção do nosso país.

     A colonização de nossa terra por Portugal, sempre foi vista por interesses e exploração de riquezas. Chegamos a ser depósito de malfeitores e de todos que eram considerados escória europeia. Cultura, saúde, educação, civilização e algum progresso, só tivemos após a chegada da família imperial, que precisou se esconder aqui, depois de escorraçada por Napoleão Bonaparte, que tomava conta da Europa.  

     Passamos por períodos de Monarquia, Escravidão, República, Estado Novo, Democracia, Ditadura, Redemocratização e, nas grandes bravatas históricas, nos livros ensinados nas escolas, nas referências nacionais, aonde foram parar nossas mulheres com suas representatividades ao longo de tantas décadas?

     Em total desrespeito há tantas conquistas femininas, querendo a todo custo silenciar vozes que participaram e participam ativamente para sermos esse Estado soberano, a sociedade patriarcal e machista, sempre presente em todos os acontecimentos, oculta os papéis importantíssimos de nossas heroínas. Não foram poucas, não foram invisíveis e muito menos apenas parideiras da nação, nossas mulheres deram sangue , suor e lágrimas por nosso povo. Contribuíram em todos os campos dos saberes, nas batalhas, na política, nos inventos, sucumbindo nas raias dos esquecimentos suas grandiosidades, abafadas pelo imperialismo masculino.

Essa pesquisa visa dar um pouco de visibilidade à Celebres Damas, essas e outras mais, homenageando-as, por contribuírem tanto para sermos essa Pátria Amada, ainda em construção.  Estaríamos mais empobrecidas como desportivas, intelectualmente, cientificamente, democraticamente, culturalmente, entre tantas outras vertentes, se não fossem por elas, que participaram tão ativamente na construção de estradas tão bonitas e sofridas, dando-nos de presente a missão dessa continuidade.

INTRODUÇÃO

     O clamor das Lutas e Conquistas femininas ainda se faz abafado nos contextos históricos brasileiros. As cortinas do moralismo patriarcal, do machismo e intolerâncias, que perduram ao longo dos séculos, insistem em ocultar os sofrimentos e calar as vozes de mulheres guerreiras de nossa sociedade.

      Em sua maioria invisíveis, seus esforços nunca couberam nas páginas dos livros ensinados nas salas de aula, afinal, nunca foram enxergadas ou evidenciadas como heroínas nacionais.

     Violentadas e diminuídas em seus direitos por serem mulheres, não podendo gozar de suas liberdades, muito menos, senhoras de seus narizes. Discriminadas e censuradas por não exercerem o ofício de “donas de casa”, com perfeição. Subjugadas nas avaliações de suas capacidades e empenho profissional, sendo sempre diminuídas quando comparadas a homens que desempenham a mesma função, com remuneração salarial reduzida, na maior parte dos casos. Cerceadas e marginalizadas pela maneira que se vestem, pelos parceiros que escolhem, pelos bares que bebem, ou simplesmente, por decidirem como conduzem suas vidas, mesmo havendo tantos Brasis, dentro de um único Brasil.

     Conhecido por sua diversidade cultural e sua musicalidade, o país abarca nas linhas do tempo suas histórias e relatos contados sob várias vertentes, uma delas através da música. Seguindo os acordes musicais visa trazer no presente trabalho, aspectos relevantes de mulheres maravilhosas desde Dionísia Gonçalves Pinto, que lutaram e lutam até hoje, com passos curtos e calçados de chumbo, por muitos ignorados, para que todas possam ter voz e vez.

     Essa monografia tem como referencial o livro:

     150 Anos Em Busca de Liberdade, Igualdade e Sonoridade de Marta Breen e Jenny Jordahl. O trabalho é realizado com bases na metodologia científica em conformidade à Revisão de Literatura.

PROBLEMAS DE PESQUISA

     Muitos podem pensar que os relatos das conquistas femininas e suas trajetórias, são insignificantes. Essa ideia se faz por serem pouco divulgados, entretanto, quando vasculhados, esses acervos empoeirados são revelados com nitidez e clareza, podendo assim, ser por todos constatado, que ainda existem muitos acontecimentos que foram desprezados ou ignorados propositalmente, pertencentes aos porões dos esquecimentos.

     Ainda na atualidade ouvimos vez ou outra, o ecoar quase inaudível, covarde e disfarçado, de que as mulheres são “sexo frágil”. Destarte, todos são sabedores dos papéis que exercem desde de meninas no mundo: crescer, parir, cuidar do lar, marido, da educação dos filhos, ser responsável por toda a estrutura familiar, (incluindo o planejamento econômico e cortes dos gastos, como, escolha de lugares bem legais para as férias), administrar as insatisfações, ter dupla, tripla, múltiplas jornadas, entre elas as profissionais, sem esquecer de levar os filhos para as atividades extras, futebol, balé, inglês, e, é claro, estar cheirosa, linda, perfumada e bem humorada para o jantar. Uma pausa para o descanso e, depois, retomam a mesma fragilidade diária e rotineira dos dias anteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.7 Kb)   pdf (250.5 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com