TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ciclo Familiar (fase de aquisição e adolescência)

Por:   •  23/3/2020  •  Resenha  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

Ciclo Familiar (fase de aquisição e adolescência)

        Ao falarmos de ciclo vital, estamos falando do conjunto de etapas da vida em que o ser vivo passa. Normalmente essas etapas são definidas como nascimento, infância, adolescência, idade adulta, senilidade e, por fim, a morte.

        Durante nosso ciclo vital passamos por algumas mudanças na configuração familiar. Podemos separar essas mudanças em quatro fases: a fase de aquisição, fase da adolescência, fase madura e a fase última.

        A fase de aquisição é a primeira fase do ciclo vital. Ela se dá desde a escolha do parceiro, formação do casal e a chegada do primeiro filho até o início da adolescência do mesmo. Como o próprio nome diz é uma fase de se adquirir, em todos os sentidos, o material, emocional e o psicológico. Nos dias de hoje a fase de aquisição pode ser um casal que se juntou pela segunda ou terceira vez e traz responsabilidades e filhos de uniões anteriores, ou adolescentes “grávidos” que se casam e continuam morando com os pais assim como também as configurações familiares monoparentais, homossexuais, entre outros. Lembrando que o que elas têm em comum é que todas estão iniciando uma nova configuração familiar.

        A fase de adolescência é a segunda fase. Nesse período as regras da primeira fase já não acompanham mais o funcionamento da família, pois os filhos ingressam em uma nova etapa de transição e mudanças (hormonais, físicas, etc) à fase adulta. Os pais, consequentemente acabam passando também por uma “segunda adolescência”, normalmente por volta dos 40 anos; quando apenas um dos pais “adolesce”, é comum que o outro acabe tendo o dobro de responsabilidades. Nesta etapa há necessidade de uma maior abertura de diálogo entre pais e filhos, flexibilidade de valores e normas de conduta. É um período de “crise” vivida pelos pais com preocupações como aparência, temor da velhice e perdas, sendo tão complexa para um quanto para outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com