TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Aditivo em Compras

Por:   •  15/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

Comportamento aditivo em compras

Sinais e sintomas

Muitos compradores compulsivos consideram o seu comportamento repetitivo, aos quais eles tentam resistir, mas sem muitos resultados. A urgência e o desejo de comprar sem qualquer objetivo específico ou necessidade, não é acompanhada de prazer, mas sim, seguida por um sentimento de culpa.

As pessoas com este tipo de patologia sentem um elevado nível de ansiedade que só conseguem alivar quendo compram o que desejam. No entanto esta ação é muitas vezes considerada solitária pelo comprador pois este não revela a ninguém quando tem um comportamento compulsivo.

É muito comum que este transtorno provoque raiva, ansiedade e depressão pois há uma tendência para esconder o comportamento, fazendo com que a pessoa lide sozinha com todos os sentimentos.

Tratamento

A maneira mais usada para tratar este tipo de transtorno é através de ansiolíticos muitas vezes acompanhados de antidepressivos, sendo esta a maneira mais rápida e talvez a mais eficaz. Contudo as técnicas usadas no acompanhamento psicoterapêutico representam um papel muito importante no combate deste transtorno.

 No entanto o apoio da família representa também um ponto fulcral no progresso e na superação, sendo que uma postura critica e discriminativa produz um efeito negativo na pessoa em causa.

Cinco tipos de compras por impulso:

Segundo Stern (1962) existem quatro tipos de compra por impulso: compra por impulso pura: totalmente imprevista, motivada pela novidade ou necessidade de evasão;

Compra por impulso relembrada: ocorre quando, ao entrar numa loja, o consumidor relembra um anúncio ao produto, um desejo, uma necessidade ou uma decisão de compra já esquecida;

Compra por impulso sugerida, caracterizada pela situação em que o consumidor se depara pela primeira vez com um produto e sente uma necessidade de o comprar;

Compra por impulso planeada: motivada pela intenção do consumidor comprar um determinado produto, mas com reconhecimento de que a sua aquisição depende da oferta existente em termos de preços, promoções e ofertas.

Rousseau (2008) acrescenta um quinto tipo de compra por impulso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com