TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Contato;: O contato é um sistema dérmico proveniente do tato

Por:   •  3/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 2

CONTATO

O contato é um sistema dérmico proveniente do tato.  Com o contato podemos criar laços sociais com um abraço, um aperto de mão e qualquer outro contato físico que fizermos com outra pessoa, e assim podemos ter emoções diferentes como: amor, prazer, ódio, medo, ansiedade, alegria...

 Além da importância social, ele também tem importância na sobrevivência, pois tem a percepção de dor que nos avisa quando está prejudicando algum tecido do corpo. O contato é uma sensação externa já que é uma sensação proveniente da pele é que o revestimento do corpo que possibilita o contato entre o ser com o mundo e é dividida em epiderme (parte mais externa formada por células mortas) e a derme (parte interna formada por tecido fibrilar), é por meio do contato que verificamos o mundo concreto.

O contato ajuda as pessoas que não possuem a visão já que assim conseguem criar imagens através do tato com o objeto ou pessoa, dessa forma conseguem reconhecer pessoas sem nunca ter visto. A síndrome de “Charcot Marie Tooth” é uma doença genética que um dos seus sintomas é a perca sensorial, dessa forma perde a sensibilidade à dor. Além disso, em caso de acidente que afeta a área do córtex cerebral também pode ocorrer a perca da sensibilidade.

Com o contato podemos reconhecer a rigidez, a textura e a temperatura de um objeto. Dessa forma temos noção do que é áspero ou liso, duro ou mole, frio ou quente... Tudo por meio do toque. Pois os estímulos sensoriais levam até o córtex cerebral a percepção do que esta sendo tocado.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (294 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com