TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Culturalismo Norte-Americano

Por:   •  19/1/2023  •  Projeto de pesquisa  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 2

Culturalismo norte-americano: ideias e principais autores

O culturalismo Norte-Americano  surge na década de 1930 e estabeleceu o método comparativo e a formação de padrões culturais, a partir dos quais é possível aprender as leis no desenvolvimento das culturas.

 A escola dá ênfase no processo de construção e identificação dos padrões culturais. Por meio deles, seria possível absorver as leis do desenvolvimento das culturas. Franz Boas é o principal representante

Baseado na teoria de Franz Boas, o Culturalismo tem como argumento a caracterização das culturas humanas através de processos e elementos históricos específicos, também busca mostrar os efeitos que as conexões históricas tiveram sobre o desenvolvimento da cultura de cada comunidade.

A noção de Cultura para Franz Boas era muito ampla e estava relacionada com aquilo que é aprendido, diferenciando-se do que é geneticamente herdade.

O Culturalismo de Boas marcou o desenvolvimento de uma investigação histórica precisa, em que pretendia através do detalhamento histórico buscar evidencias culturais com o intuito de reconstruir a historia do desenvolvimento das ideias de cada cultura.

Boas analisou a psicanalise freudiana como um aspecto importante da compreensão emocional da vida social, porem reforçou a tese de que as impressões da infância, seus primeiros hábitos nem sempre estão conectados por atitudes que se estabeleceram antes da memoria , exemplo que diferencia a ideia de Freud, no entanto, acredita-se que a teoria da psicanalise ajudou na compreensão de fenômenos simbólicos em interpretações subjetivas das culturas humanas em sua suas particularidades.

Nesse contecto a classificação do Culturalismo como um ramo da Antropologia é importante no sentido de desenvolver estudos que caracterizam “processos” pelos quais estágios culturais ocorreram, procurando dar conta sobre as razoes pelos quais os fenômenos culturais existem.

Os estudos que deram base ao Culturalismo tem relevância em suas analises históricos por apresentarem em suas abordagens diversas fontes de conhecimento, caracterizando o pensamento antropológico do inicio do século XX.

Caracteristicas Gerais : Enquanto o evolucionismo crescia na Antranpologia Inglesa, por volta do século XIX, na America começava a se formar a escola de Antropologia A mericana, conhecida como culturalismo. O principal teórico desse momento foi o alemão Franz Boas.

Sua preocupação era as questões relacionadas ao determinismo geográfico, porem em uma viagem de campo, reconheceu a importância da cultura no processo de adaptação dos grupos sociais ao meio-ambiente. 

Pensamento de Boaz se fundamentou em uma forte oposição ao evolucionismo. Para Boaz o conceito de cultura deve ser deixado de ser utilizado no singular e passe a ser falar culturas no plural, cada povo possui uma historia própria e particular, esta introduzindo a ideia de relativismo cultural.

Para Boas, o importante era o estudo  dos processos sociais pelos quais uma determinada cultura adquire sua forma e esse processo é especifico para cada área.

A importância de Franz Boas na Antropologia Americano residiu na formação da geração que produziu sua

O estudos que deram base ao Culturalismo tem relevância em suas analise históricas por apresentarem sua abordagens diversas fontes do conhecimento, caracterizando o pensamento antropológico do inicio do Seculo XX.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (239.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com