TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Código de Ética

Por:   •  25/3/2023  •  Dissertação  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA

CURSO DE PSICOLOGIA

PSICOLOGIA, CIÊNCIA E PROFISSÃO

IPATINGA - MG

2023.1

1.TEMA

Ética do Profissional da Psicologia.

2.OBJETIVO

Compreender a conduta necessária do profissional de psicologia.

3.PROBLEMA

 

Uma psicóloga realiza atendimentos ao público infanto-juvenil em uma clínica. Em seu exercício profissional, ela está atendendo um adolescente de 16 anos, que tem apresentado demandas ligadas à sexualidade e relacionamentos amorosos. No início do processo psicoterapêutico, esse adolescente demorou para construir um vínculo de confiança, mas a psicóloga lhe informou sobre o sigilo e assim ele ficou mais tranquilo para relatar suas questões.  

 Porém, após uma das sessões de psicoterapia, os pais desse adolescente procuraram a psicóloga para saber como estava o andamento do processo. Devido à insistência dos pais, a profissional acabou revelando detalhes dos atendimentos do jovem, compartilhando exemplos do que ele disse nas sessões e expondo-o perante à família. A psicóloga também garantiu aos pais a previsão de um resultado segundo um protocolo especial, dizendo que com mais quatro sessões de psicoterapia, ela conseguiria resolver todas essas demandas que o adolescente apresentou. Na sessão seguinte, o adolescente retornou chorando e dizendo que não queria mais continuar, porque a psicóloga quebrou sua confiança e contou tudo aos pais.

 

RESPONDA: 

 A partir dos conteúdos estudados, nesta situação a psicóloga infringiu o Código de Ética Profissional da Psicologia? Se sim, qual (si) artigo (s) foram desrespeitados? Explique.

4.JUSTIFICATIVA

A psicologia é uma ciência e uma profissão que busca a compreensão do ser humano a partir da constituição de sua subjetividade, onde possui recursos teóricos-técnicos para compreender e dar visibilidade e inteligibilidade a esse mundo subjetivo, busca-se então nesse profissional além de conceitos e estratégias, ética em sua atuação sendo direcionados pelo Código de Ética Profissional da Psicologia.

Diante da problemática supracitada e dos artigos que serão anexados nas referências teóricas, ocorreu infringimento da psicóloga ao transmitir informações confidenciais que não poderiam ser repassadas, pôs deve ser comunicado aos responsáveis o essencial para se promover medidas que beneficiarão ao usuário, pois cabe ao profissional garantir confidencialidade, pois além de estimular o vínculo profissional-paciente favorece o desenvolvimento de sessões onde o sujeito se tornara uma pessoa mais autônoma e autora de sua história.

O sigilo também é um mecanismo de proteção ao beneficiário que terá resguardado suas peculiaridades e se sentira respeitado, garantindo maior liberdade de posicionamento do paciente, entretanto a ausência desse direito levara a uma quebra de confiança e desistência da terapia e danos emocionais ao ter sua intimidade revelada.

De acordo com o Código de Ética, o psicólogo não poderá fazer uma previsão taxativa de resultados, ou seja, ele não pode prever que uma determina quantidade de sessões resolvera o problema, pois o termino se dará de acordo com os avanços obtidos e não com uma visão meramente interessada ao ganho e interesses do próprio profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (129.8 Kb)   docx (62.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com