TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO NA TERCEIRA IDADE

Por:   •  24/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.783 Palavras (8 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 8

Resumo

Os 65 anos são o ponto de entrada na tradicional terceira Idade, a última fase da vida. Contudo, muitos adultos aos 65 – ou até aos 75 ou 85 – não se sentem nem agem como “velhos”, a maior parte dos adultos mais velhos possui boa saúde física e mental. A cada dia que passa, o homem fica mais velho, mais experiente, porém mais frágil quando o tempo começa a pesar sobre suas costas.

Palavras chave: desenvolvimento, cognitivo, personalidade, senescência.


Desenvolvimento Na Terceira Idade

Johnathan A. D. Barros

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

  Os 65 anos são o ponto de entrada na tradicional terceira Idade, a última fase da vida. Contudo, muitos adultos aos 65 – ou até aos 75 ou 85 – não se sentem nem agem como “velhos”.

Segundo Bee (1997) a maior parte dos adultos mais velhos possui boa saúde física e mental, para ele as pessoas que se mantêm física e intelectualmente ativas podem manter-se firmes na maioria dos aspectos a até aumentar de competência. O funcionamento físico e cognitivo possui efeitos psicossociais, os quais, muitas vezes, determinam o estado emocional de uma pessoa e se ela pode viver de maneira independente.

Papalia, & Olds (2000) afirmam que o tempo exerce sobre o homem efeitos não apenas físicos, mas também psicológicos. Estágios diversos da vida humana são medidos pelo tempo. É fácil saber a faixa etária de uma pessoa apenas observando certos traços de expressão, gestos e modo de falar moldados pelo tempo. O passar do tempo, aliás, permite guardar memórias, recordações, momentos que tecerão a linha da vida de forma única e nunca igual à de outros.

Para Papalia, & Olds (2000) a cada dia que passa, o homem fica mais velho, mais experiente, porém mais frágil quando o tempo começa a pesar sobre suas costas.

Segundo Bee (1997) as mudanças nos sistemas e órgãos corporais com a idade são altamente variáveis e podem ser resultado de doença, que por sua vez é afetada pelo estilo de vida. Embora o cérebro mude com a idade, as mudanças variam consideravelmente e geralmente são modestas. Elas incluem mudanças nas células nervosas e um retardo generalizado nas respostas e no processamento de informação. Há uma perda na capacidade para discriminar palavras e uma maior dificuldade para ouvir mediante condições de ruído.

Bee (1997) afirma que a perda da audição é mais comum e mais perceptível após os 65 anos, isso inclui perda de audição para sons mais altos, certa perda na capacidade para discriminar palavras e uma maior dificuldade para ouvir, mediante condições de ruído. Ocorre também perda de discriminação gustativa e olfativa. Estas se reduzem significativamente, durante a fase final da vida adulta.

Bee (1997)  afirma ainda que adultos mais velhos também evidenciam padrões diferenciados de sono: menos sono, acordar mais cedo e acordar mais frequentemente durante a noite. Segundo ele a proporção de incapacitação física também aumenta, embora em todas as faixas etárias existam alguns adultos que não têm restrições às atividades. Artrite, hipertensão e doenças cardíacas são as mais prováveis doenças a ocasionar incapacitação.

Ainda não há uma teoria amplamente aceita em relação ao envelhecimento. Alternativas atuais salientam a possível existência de condições genéticas limitadoras, e/ou de efeitos cumulativos de danos às células ou um mau funcionamento no interior dessas células.

Segundo Papalia, & Olds (2000) a maioria das pessoas é razoavelmente saudável, principalmente se tem um estilo de vida que incorpore exercícios e boa nutrição. Algumas pessoas mais velhas têm problemas crônicos, mas esses geralmente não limitam suas atividades ou interferem na vida diária.

Método

Participantes

O entrevistado foi N.A. do sexo feminino, de 69 anos, aposentada, moradora da região noroeste de Goiânia.

Instrumentos

Foram utilizadas folhas de papel A4, caneta, lápis, roteiro de entrevista, gravador e um computador.

Procedimentos

Em sala de aula, houve a orientação quanto à naturalidade ao fazer as perguntas durante a entrevista e a orientação quanto à composição do roteiro de entrevista, que foi fornecido pelo professor responsável.

Após a autorização houve o contato com o idoso. Foi realizado apenas um encontro no qual foi assinado o termo de consentimento livre e esclarecido (Anexo 1) e feita a entrevista.

A entrevista foi feita de acordo com o roteiro semiestruturado (Anexo 2), contendo questões de escolaridade, sexualidade, sociabilidade, doenças, ambiente familiar e social do idoso.

Após isso houve a transcrição da entrevista (Anexo 3) e a confecção do trabalho escrito.

Resultados e discussão

Como pode ser observado na transcrição da entrevista anexo 4, primeiro foi perguntado sobre com quem o adolescente mora, A.C.M. respondeu que mora com a mãe e mais três irmãos e que sua relação com eles é boa, bem próxima, e tranquila.

Em seguida foi perguntado sobre o dia a dia e o adolescente respondeu que bem corrido: acorda cedo, vai pro trabalho, chega a tarde toma banho, janta e vai pra aula, chega em casa, come alguma coisa, conversa um pouco com a mãe e as vezes liga para a namorada. Aos finais de semana costuma sair, vai à igreja, à reuniões da mocidade, e fica pouco em casa.

Quando questionado sobre seu namoro, A.C.M. respondeu que estão juntos à três meses mais ou menos e que sua relação é ótima, se falam todos os dias e nunca falta assunto, segundo ele, ela é bem companheira.

Em seguida foi questionado sobre os estudos, A.C.M. disse que está cursando o terceiro ano do ensino médio e disse gostar de estudar apesar de “lerdar” bastante com os estudos. Disse ainda que nunca reprovou, mas que à três anos começa e para com os estudos sem nunca ter conseguido terminar o terceiro.

A.C.M. disse nunca ter se envolvido em nenhuma briga e nem ter nenhum tipo de preconceito.

Quando perguntado sobre seu trabalho, o jovem afirma ter começado aos 14 anos de idade, para ajudar em casa. A.C.M. diz gostar de trabalhar e da sensação de conquistar coisas com seu esforço, porém afirma que seu trabalho atual não é o ideal e que se pudesse viveria de musica, mas que infelizmente no Brasil, musica não dá dinheiro!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com