TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem: Observação Desenvolvimento Bebês (0 à 2 anos de idade)

Por:   •  25/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.975 Palavras (12 Páginas)  •  4.514 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO

RAFAELA LILIANE RIBEIRO

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

São Paulo

2017

RAFAELA LILIANE RIBEIRO          MATRÍCULA: 201603151354

Desenvolvimento e aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes e idosos: Primeira Observação – Bebê (0 a 2 anos de idade).

Atividade apresentada ao Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo, na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, sob a orientação da Prof.ª. Ms Sonia Maria Perroud da Silveira Foresti, como componente de nota e para a aprovação parcial na disciplina.

São Paulo

2017

Sumário

  1. OBJETIVO ....................................................................................................... 04
  2. INTRODUÇÃO ................................................................................................. 05
  3. RELATÓRIO 1ª OBSERVAÇÃO – BEBÊ (0 À 2 ANOS) .......................... 06 - 09
  4. RELATÓRIO INDIVIDUAL ............................................................................... 10
  5. ANÁLISE .................................................................................................. 11 - 13
  6. JUSTIFICATIVA ............................................................................................... 14

Objetivo

  1. Compreender as diferentes etapas do desenvolvimento infantil (bebês e crianças), adolescentes e idosos;
  2. Reconhecer nos sujeitos os aspectos do desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional e social;
  3. Construir uma análise crítica das observações realizadas à luz das diferentes teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo, apresentar as observações que eu realizei com base na etapa do desenvolvimento infantil – bebê (0 à 2 anos de idade).

Sabemos que para alcançar cada vez mais o aperfeiçoamento da formação docente é necessário munir-se constantemente de informações e aprendizados, seja no campo teórico ou no campo prático. Para tanto, a disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem tem como objetivo maior, proporcionar aos futuros pedagogos um contato direto com a realidade. Assim sendo, pode-se afirmar que observações se justificam para confrontar teoria e prática, bem como identificar intervenções para os problemas relacionados à futura profissão.

Portanto, este trabalho irá conter anotações pertinentes com a finalidade de aperfeiçoar os meus conhecimentos adquiridos na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem em sala de aula.

Relatório 1ª Observação – Bebê (0 a 2 anos de idade)

Data: 04/03/2017

Início: 11h06min

Término: 14h10min

Sexo: Feminino

Idade: 1 (um) ano e seis meses

A primeira observação foi realizada no parque infantil do Shopping Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo. A criança observada chama-se Liz.

A piscina de bolinhas foi o primeiro brinquedo que a mãe a colocou para brincar e de forma rápida ela entendeu a brincadeira. Pegava a bolinha jogava na piscina e apontava com o dedo indicador para a mãe pegar. Repetiu essa atividade por pouco tempo e depois ficou observando as outras crianças maiores brincando na piscina e tentava imitar os mesmos movimentos. Liz não fica concentrada muito tempo numa única atividade e se dispersa com muita facilidade, uma simples conversa da mãe com alguém do lado, ela para tudo que está fazendo e presta bem atenção, porém, como ela é muito pequena para o tamanho da piscina de bolinhas e se movimentava com a ajuda da mãe, logo se irritou e quis sair da piscina de bolinhas ao ver o pai do lado de fora. De braços abertos mexendo os dedos e quase chorando, chamava pelo pai diversas vezes: “papai, papai”. O tempo que ficou no brinquedo ultrapassou um pouco o limite permitido de 20 minutos.

No colo do pai, Liz ficou mais tranquila e apontou para outros brinquedos bem coloridos que soava musiquinhas. Um dos brinquedos era um carrinho que se movimentava em formato de palhaço de circo, ao se aproximar do brinquedo, ela falou “pa-ta-ti, pa-ta-ta” de forma devagar, porém bem pronunciada. O pai falou para um casal ao lado que ela adora assistir Patati Patatá em desenho.

Liz dava muita risada conforme o brinquedo se movimentava, sentou-se retinha e firme no brinquedo, embora os pais estivessem perto, ela conseguiu ficar no brinquedo e se movimentar sozinha.

O brinquedo não fazia movimentos bruscos, tinha volante e alguns botões com adesivos de buzina e notas musicais. O volante ela não segurou, mas os botões ela apertava até dois de uma vez e ria muito ao escutar os diferentes sons que emitia cada vez que ela apertava um botão.

Após este brinquedo, o pai a colocou para andar e ela não parava de correr de forma descoordenada parecendo que ia cair a cada instante. Liz já anda, porém ainda não tem muita firmeza no caminhar. Ela queria correr como as outras crianças, mas não tinha total equilíbrio. Também pude notar que ela segurava um celular de brinquedo que emitia sons ao apertar os botões.

Conforme as mudanças repentinas de brinquedos que foram vários, percebi que ela se distraia muito fácil. Ela viu um inseto caminhando no chão, apontou com o dedo indicador para o inseto e falou “bicho papai, pica” e de forma rápida pisoteou o inseto.

Apesar de estar focada nos brinquedos ao seu redor, eu percebi que os adultos que passavam próximo ou paravam perto de Liz chamavam sua atenção, ela fixava os olhos sem piscar e os observava por alguns segundos. Liz, falou poucas palavras concretas e na maioria das vezes para mostrar ou pedir algo aos pais. Mostrou ser muito carinhosa com os pais, sempre segurando com as duas mãos no rosto dos pais e sorrindo. Com as pessoas que paravam para falar com ela, ela sorria e as outras crianças que passavam próximo, ela falava “xau, bê” e acenava com a mão dando tchau de forma descoordenada e levava a mão até a boca e mandava beijo sorrindo muito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (147.8 Kb)   docx (38.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com