TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Distúrbio do Sono

Por:   •  23/3/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA

Sociedade de Pesquisa Educação e Cultura, Dr. Aparício Carvalho de Moraes Ltda.

JHULIE RAFAELA F.G TEÓFILO

ENTREVISTA DE PSICOPATOLOGIA

Vilhena

2021

Jhulie Rafaela F.G Teófilo

     

Entrevista de Psicopatologia

Trabalho apresentado ao curso de Psicologia, das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA/ Vilhena, como requisito para obtenção de nota da disciplina de Psicofisiologia, sob a orientação da professora Nelly Machado.

Vilhena

2021

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo transcrever a entrevista feita com um indivíduo com quadro de Transtorno Depressivo e Ansiedade, e mediante relato da entrevista evidenciar como a falta de sono contribui para que os sinais dos sintomas dos transtornos citados acima ocorram com frequência na vida do indivíduo, privando o mesmo de executar até tarefas simples do dia a dia.


        O transtorno de ansiedade e depressão, aparece de forma diferente para cada indivíduo, mas de um modo geral um dos principais sintomas é a insônia, onde a pessoa que está sofrendo com algum desses transtornos tem seu sono diminuído ou até ocorre de não conseguir dormir, necessitando assim de medicação para que seu corpo e sua mente consigam descansar.

        A insônia é o transtorno do sono de mais incidência mundialmente e tem acometido cada vez mais pessoas. A falta de sono recorrente sem um diagnostico e tratamento precoce há uma grande possibilidade de que outros transtornos psicossomáticos venham se desenvolver, prejudicando assim a qualidade de vida do indivíduo.

A insônia, independente de sua etiologia, está associada a uma gama de sintomas adversos como distúrbios físicos, mentais e emocionais, como alterações de humor, ansiedade, irritabilidade, dificuldade de concentração e memorização. A insônia pode ser inicial, de manutenção ou terminal. Na insônia inicial, o paciente apresenta dificuldade para iniciar o sono, com duração superior a 30min. A insônia de manutenção caracterizada por despertares durante anoite que podem ser de curta ou longa duração. A insônia terminal tem como principal sintoma o despertar precoce, ou seja, o paciente passa acordar mais cedo que o habitual. Comumente, essas três formas de insônia estão presentes em um mesmo paciente (PINTO JUNIOR, 2012, p.28)

        A grande maioria dos casos de insônia pode ser caracterizado como insônia inicial, que se caracteriza pelo aumento da latência do sono, ou seja, mesmo dormindo uma considerada quantidade de horas, o indivíduo sente que o sono não foi reparador, a quantidade ideal de sono mesmo sendo uma característica individual, é de suma importância que o paciente sinta que após acordar seu corpo tenha descansado.

        A dificuldade de dormir tem sido considerada uma consequência secundária dos distúrbios psiquiátricos, mas negligenciada como uma causa, dois terços das pessoas com problemas de saúde mental também dormem mal, há evidências que sugerem que ter dificuldade em dormir ou permanecer dormindo pode ser um fator que contribui par ao desenvolvimento de transtornos psicossomáticos em particular, a depressão.

        É possível observar no relato da entrevistada, que a falta de sono está correlacionada ao seu transtorno de depressão, evidenciando que a falta de sono apareceu antecedendo o seu atual quadro de transtorno de ansiedade. Em 2007 um estudo acompanhou 4885 pessoas por 12 meses e descobriu que 15 por cento das pessoas que tiveram insônia durante o ano inteiro também relataram ansiedade e depressão.

        Pessoas que sofrem de distúrbios do sono podem estar sofrendo de um alerta precoce de que uma depressão ou ansiedade pode se desenvolver, isso não quer dizer que todas as pessoas que tem insônia iram desenvolver depressão, o que a falta de sono faz é deixar as pessoas mais vulneráveis a posteriores problemas relacionados ao humor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com