TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Documentario Gloria

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO SUPERIOR DE COLINAS

CURSO: PSICOLOGIA

TEXTO DESCRITIVO SOBRE DOCUMENTARIO DE CARL ROGERS.

COLINAS DO TOCANTINS

OUTUBRO,2015

KARLA VANESSA BRITO ROCHA

TEXTO DESCRITIVO SOBRE DOCUMENTARIO DE CARL ROGERS

                                                  DISCIPLINA: PSICOLOGIA HUMANISTA

                                               PROFESSOR: EDILSON BARROS DE MACEDO

                                         

                                         COLINAS DO TOCANTINS

OUTUBRO,2015

Carl Rogers, teve o seu trabalho pautado no valor do indivíduo desde o início, ele foi o primeiro a gravar sessões psicoterapêuticas, com as devidas permissões, tornando possível o estudo objetivo de um processo eminente subjetivo. Portanto, logo mais adiante será enfatizado aqui neste trabalho a correlação do documentário sobre uma entrevista que Rogers fez com uma cliente chamada Gloria, mas, primeiro irei ressaltar resumidamente sobre a teoria do mesmo.

Ele foi um dos mais eminentes psicólogos americanos de sua geração. A partir de sua concepção da natureza humana, elaborou uma psicoterapia original, que lhe proporcionou uma visão muito própria da educação.

         Essa nova concepção de Rogers, confrontou o tratamento terapêutico tradicional, pois no seu método o profissional é aquele que estimula o “paciente” a resolver seus próprios problemas.  O processo psicoterapêutico é um trabalho de cooperação entre psicólogo e cliente, cujo objetivo é a liberação desse potencial de crescimento, tendo como resultado a pessoa aberta à experiência, vivendo de maneira existencial, tornando-se ele mesmo.

Em sua teoria, Rogers  defendias três condições básicas e simultâneas como facilitadoras, no relacionamento entre psicoterapeuta e cliente para que de fato ocorra a auto atualização, sendo elas: consideração positiva incondicional, empatia e a congruência.

A consideração positiva incondicional é receber a aceitar a pessoa como ela é e expressar uma consideração positiva por ela, simplesmente por que ela existe, não sendo necessário que faça ou seja isto ou aquilo, portanto, aceitá-la incondicionalmente; a empatia, por sua vez, consiste na capacidade de se colocar no lugar do outro, ver o mundo através dos olhos dele e procurar sentir como ele sente; e a congruência, a coerência interna do próprio terapeuta.

        Neste trabalho será feito uma correlação da entrevista que Rogers fez com Glória, apontando em que momento do documentário Carl Rogers faz uso da congruência, aceitação incondicional e empatia.

        O momento em que se percebe a congruência no documentario e no momento inicial e no decorrer da entrevista, onde os dois fazem gestos tanto faciais e corporais para mostrar o que sentem quando estao falando. Ela está nervosa no início percebe-se pela sua voz e suas mãos, ja ele demonstra tranquilidade, ouvindo, é sempre inclinado em direção a ela, observando-a mostrando sempre respeito por sua cliente.

Já na parte da aceitação positiva incondicional,e quando ela está falando com ele, como se sente, suas idéias, enfim, e percebido que ele não faz nenhum julgamento continua com a idéia de querer ajudar, e não dá nenhuma opinião ditando é certo ou errado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com