TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTAGIO SUPERVISIONADO-PROCESSOS CLINICOS E PSICOLOGIA DA SAUDE

Por:   •  8/9/2020  •  Resenha  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  1.477 Visualizações

Página 1 de 6

Estágio Psicologia da Saúde

FACULDADE DA ALTA PAULISTA

PSICOLOGIA

ESTAGIO SUPERVISIONADO-PROCESSOS CLINICOS E PSICOLOGIA DA SAUDE.

SUPERVISORA- Thaisa  Angelica D.S.Bereta

Nome: GABRIELA RIBEIRO

RA: 226440

De acordo com o Conselho Federal de Psicologia e a deliberação 185 do Conselho Estadual de Educação.

O presente estudo de caso foi desenvolvido durante as atividades de estágio supervisionado em Psicologia da Saúde, de acordo com a deliberação do Conselho Estadual de Educação, como prática remota possível de ser desenvolvida neste momento de pandemia do Covid-19, e que pode contribuir para a formação nossa enquanto alunos da graduação em Psicologia.

Este estudo de caso foi apresentado em supervisão, bem como uma contextualização da temática que ele reflete. Posteriormente, foi possível nosso posicionamento a respeito da problemática, das ações interventivas e das atuações dos membros da equipe interdisciplinar. Também ocorreu em supervisão, o compartilhamento das diferentes visões e posicionamentos dos alunos para o fechamento do estudo de caso e a construção de conhecimento sobre a prática profissional em Psicologia.

Estudo de Caso 01 – Ana Maria

1ª Parte:

Em visita domiciliar a uma família que tem um bebê de seis meses, o agente comunitário de saúde encontra uma adolescente, Ana Maria, de 16 anos, conversando com a mãe do bebê, Carla, sobre suas dúvidas com relação à gravidez. Ana Maria está grávida de três meses e mudou-se para esta comunidade há um mês. Ana Maria morava anteriormente com os pais e cinco irmãos numa cidade próxima. Após a descoberta da gravidez, ela e Maurício, seu namorado de 18 anos, decidiram se casar. Depois do casamento, os dois resolveram mudar-se para esta localidade, porque Maurício encontrou trabalho como ajudante de cozinha. Ana Maria acabou tendo que abandonar a escola onde já cursava a segunda série do segundo grau. Ela está preocupada com as mudanças corporais que estão ocorrendo. O agente comunitário, além de prestar atendimento a Carla e seu bebê, orienta Ana Maria quanto à necessidade de iniciar o pré-natal o mais rápido possível na Unidade Básica de Saúde.

Refletindo e Discutindo:

Quais são os problemas que você identifica neste caso?

- neste caso podemos ver que é uma adolescente, está longe de sua família, não tem orientação quanto a gravidez e suas consequências, abandonou os estudos.

Você acha que a gravidez na adolescência é um problema? Por quê?

- sim é um problema, primeiro que seu corpo ainda está em formação, na grade maioria ainda depende emocionalmente e financeira dos pais, ainda está em idade escolar, e não estão preparados emocionalmente e psicologicamente para criar um filho.

Quais são as principais mudanças que ocorrem no primeiro trimestre da gravidez?

- as mudanças são emocionais e corporais, que incluem falta de menstruarão, mamas sensíveis, sono excessivo, micção frequente, aumento de peso, cansaço, vômitos e náuseas, emocional fica mais sensível e as emoções são mais fortes e a mudança de humor e comum.

Que orientações e esclarecimentos você daria para Ana Maria nesta oportunidade?

- no caso de Ana Maria, as orientações serão quanto  a importância do pré - natal, esclarecimentos quanto as mudanças da gravidez, enfatizar o apoio oferecido na rede de  saúde, e a importância e diretos quanto a voltar aos estudos.

Esquematize no quadro abaixo a proposta da Equipe de Saúde (inclusive do psicólogo):

PROBLEMAS

AÇÕES

MEMBROS DA EQUIPE

Duvidas quanto à gestação

Encaminhar a UBS

Enfermeira

Gravidez na adolescência

Orientação e apoio

Agente de saúde

2ª Parte

Após dois dias, Ana Maria e Maurício procuraram atendimento pré-natal na Unidade Básica de Saúde, quando lhes foi apresentado o trabalho de pré-natal realizado pela equipe, explicando que nesta unidade são feitas consultas clínicas, alguns exames laboratoriais e reuniões em grupo de gestantes. Imediatamente Ana Maria foi encaminhada para sua primeira consulta. Com 12 semanas de gestação, negou perdas transvaginais de sangue ou líquido amniótico, porém relatou aumento da freqüência de micção. No exame físico observou-se: altura 1,60 m e peso 57 Kg, pressão arterial de 110 X 70 mmHg. Mucosas hipocoradas (+ +/4), gengivas sensíveis, mamas gravídicas e mamilos íntegros. Quando indagada sobre sua nova vida, mudança de cidade e a perspectiva de ser mãe, Ana Maria fala que está participando de um grupo de bordado na comunidade, onde faz roupinhas para o bebê. Recebeu notícias da família, cartas das colegas do bairro e da escola. Todos estão curiosos para saber o sexo do bebê. A enfermeira pergunta a Maurício como está vivendo este momento, e ele fala da grande mudança e da preocupação com o sustento da sua nova família. Todas as informações clínicas acerca da consulta foram registradas no cartão de pré-natal e os exames de rotina solicitados. Ana Maria foi informada que esse cartão é um importante documento de acompanhamento da sua gravidez e foi convidada a participar do grupo de gestantes.

Refletindo e Discutindo:

Quais são os principais problemas clínicos que Ana Maria apresenta?

- Ana este com mucosas hipocoradas, que pode se um alerta para presença de anemia que pode acontecer durante a gestão.

Qual é a importância do companheiro no pré-natal?

- é importante para que ele fique também orientado quando as mudanças e cuidados neste período, e assim também poderá apoiar e trazer segurança para Ana.

Que orientações Ana Maria e Maurício devem receber?

- os dois deverão ser orientados, sobre os diretos da gestante e do pai, a importância deles comparecerem em todas as consultas, e atentarem a cada mudança e sinal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com