TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO INTEGRADO – PROCESSOS DE INTERSUBJETIVIDADE:ÊNFASE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  7/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.798 Palavras (28 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ)

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

CURSO DE PSICOLOGIA

MATHEUS REI SOARES SOUSA

MARESSA MARQUES DA COSTA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO INTEGRADO – PROCESSOS DE INTERSUBJETIVIDADE:ÊNFASE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

JOÃO PESSOA

2015


MATHEUS REI SOARES SOUSA

MARESSA MARQUES DA COSTA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO INTEGRADO – PROCESSOS DE INTERSUBJETIVIDADE: ÊNFASE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Relatório apresentado à Professora Luciane Cruz da disciplina Estágio Supervisionado Básico Integrado – Processos de Intersubjetividade do 2º período do Curso de Psicologia do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), como requisito para a obtenção da nota do 1º estágio referente à ênfase saúde.

JOÃO PESSOA

2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

3 DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE PRÁTICA _        

4 ANÁLISE DA ATIVIDADE PRÁTICA REALIZADA        

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        

APÊNDICES        

ANEXOS        


1 INTRODUÇÃO

O presente relatório visa relatar sobre a Psicologia Organizacional com enfoque na liderança, os dados foram coletados através de entrevistas com perguntas abertas e fechadas em centros comerciais e empresas em geral, com seus respectivos lideres e liderados o que possibilitou analisar a relação dos mesmos dentro da empresa.

A psicologia organizacional tem o papel de enquadrar os princípios teóricos no local de trabalho, avaliando os profissionais contribuindo assim com desempenho da empresa.

Já a liderança tem o papel indispensável para que a empresa tenha maior produtividade, com a ajuda dos liderados, o líder tem o dever de inovar e motivar os seus funcionários para se obter o êxito em todas as suas tarefas. A relação entre o líder e os seus subordinados deve ser acima de tudo respeitosa, amigável e motivadora para que o bem-estar e a produtividade no ambiente de trabalho sejam suficientemente bons.


2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Dentro de uma organização, além ter ser necessário um nível considerável de motivação de seus funcionários, é extremamente importante que tenha um líder eficaz e que saiba motivar sua equipe de profissionais. Liderança é o processo que uma determinada pessoa é capaz de exercer a influência sobre pessoas ou grupos para realização de objetivos em uma determinada situação, ou determinada tarefa. O líder é a pessoa que sabe ajustar todas as características de seus subordinados (CHIAVENATO, 2004, p.145).        

A liderança é basicamente um processo onde uma pessoa exerce demasiada influência sobre outras pessoas, visando a realização dos objetivos e tarefas de determinada organização. A liderança é a influência interpessoal exercida numa situação, por intermédio do processo de comunicação, para que seja atingida uma meta ou metas especificada (WESCHLER; MASSARIK, 1972 , p. 42).

O poder do líder é a principal característica da liderança, esse poder influencia no modo como os liderados enxergam seus líderes. O supervisor faz uma tentativa de influenciar o subordinado, mas é o comportamento deste que determina se essa influência é eficaz ou não (FRENCH; RAVEN, 1959 SPECTOR, 2010).

Tem as teorias sobre os estilos de liderança, que mostram o acordo com o comportamento adotado pelo líder, a ênfase estará inclusa na tarefa a ser desenvolvida. Há o estilo de liderança que indica omissão tanto com relação às tarefas indicadas pelos lideres quanto aos liderados. Dessa forma faz-se necessária uma breve explanação sobre os três principais estilos de liderança.

        Na liderança democrática, o líder concorda a participação dos membros da equipe e ocupa-se tanto com o trabalho quanto com a equipe. Nesse sentido, o líder se torna um facilitador do grupo, no qual se importa tanto com os problemas das tarefas quanto com os liderados. “No estilo democrático os programas podem ser discutidos pelo grupo e este pode chegar a decisões” (HERSEY;apud BLANCHARD, 1977, p. 90). Logo o líder está aberto a discuções, interações e os liderados agem com comprometimento, responsabilidade, produtividade e qualidade no trabalho exercido.

        Na liderança autocrática, o líder planeja sem a interação do grupo e decide as técnicas para a execução do serviço. Determina também qual a tarefa de cada liderado e quem será o seu parceiro de trabalho. Por adotar uma postura autocrática, provoca certa tensão e frustração no grupo. Geralmente o trabalho só é realizado mediante a presença do líder, que é temido pelo grupo, e, ao ausentar-se, a tendência deste grupo é reduzir sua produtividade.“No estilo autoritário todos os programas são estabelecidos pelo líder” (HERSEY; BLANCHARD, 1977, p. 90).

        Já no estilo liberal, o líder não se preocupa nem com as tarefas nem com os liderados. O líder liberal não impõe regras ou normas ao grupo, e os liderados não o respeitam. Neste caso, as decisões, divisão de tarefas e/ou planejamento são feitos pelos liderados, já que o líder é minimizado pelo interesse do grupo que nesse caso seria composto pelos os liderados. “Este estilo de comportamento permite que os membros do grupo façam o que desejam fazer. Não se estabelecem programas ou processos” (HERSEY; BLANCHARD, 1977, p. 91). Nesse caso a tendência é os liderados acharem que tem autoridade para fazer o que bem entende, inclusive desistir de dar continuidade a hora que bem quiser, pelo motivo de não poder contar com o líder e só se ter como companheiro de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.3 Kb)   pdf (429.5 Kb)   docx (78.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com