TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESPECÍFICO - ÊNFASE: PSICOLOGIA E PROCESSOS DE GESTÃO

Por:   •  9/4/2020  •  Relatório de pesquisa  •  3.101 Palavras (13 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ[pic 1]

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

Jéssica Paula Rodrigues dos Santos

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISONADO ESPECÍFICO - ÊNFASE: PSICOLOGIA E PROCESSOS DE GESTÃO II

TAUBATÉ - SP

2019

Jéssica Paula Rodrigues dos Santos[pic 2]

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISONADO ESPECÍFICO - ÊNFASE: PSICOLOGIA E PROCESSOS DE GESTÃO I

Relatório Final especialmente redigido como parte dos requisitos para a conclusão do Estágio Supervisionado Específico – Ênfase: Psicologia e Processos de Gestão II do Curso de Psicologia da Universidade de Taubaté.

Professor Supervisor: Monique Marques da Costa Godoy                                            

TAUBATÉ – SP

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

        O presente estudo foi realizado em cumprimento do Estágio Supervisionado Específico - Ênfase: Psicologia e Processos de Gestão II; realizado em uma repartição da Prefeitura Municipal de Ubatuba, no setor de licitações e contratos; tido como referencial o a identificação e o mapeamento das Competências necessárias para o desempenho de uma atividade de acordo com as necessidades da organização. Segundo Pierry (2006) competência é um traço, uma característica da personalidade do indivíduo que o torna competente ou competitivo dentro de seu espaço de responsabilidade.

De acordo com Carbone et al. (2006), a gestão por competências é um modelo de gestão que sugere o alinhamento de esforços para que as competências humanas possam gerar e sustentar as competências organizacionais necessárias para que os objetivos estratégicos da organização sejam alcançados.

Ao considerar que mapear as competências de uma organização é de suma importância, pois é uma ferramenta que auxilia de maneira eficiente os processos de gestão e organização, o presente trabalho tem como objetivo identificar as competências organizacionais da instituição em questão, através de pesquisa a ser realizada junto aos colaboradores da divisão supracitada.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Delinear as competências que os colaboradores da instituição necessitam para realizarem as atividades propostas.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Detalhar os cargos existentes e as atividades exercidas,

• Apontar as competências necessárias, classificação das competências por cargo;

• Classificação das competências quanto ao tipo, para cada cargo.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo Pierry (2006), Competência é um traço, uma característica da personalidade do indivíduo que o torna competente ou competitivo dentro de seu espaço de responsabilidade. Já Phillip Perrenoud (1972 apud PIERRY, 2006) afirma que competência é a capacidade para mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, habilidades, informações, etc.) para solucionar com pertinência uma série de fatores. Estes devem compreender o Espaço de responsabilidade e o grau de complexibilidade do cargo, que não são objetos distintos, estão associados entre si, embora não exista necessariamente relação de causa e consequência entre ambas. Área de responsabilidade ou campo de responsabilidade é a gama de atividades que envolvem o cargo que o indivíduo desempenha; são as funções inerentes a determinado cargo e o trânsito que o indivíduo tem nessas funções ou responsabilidades. Dessa forma, pode-se definir área de responsabilidade como sendo o campo de desempenho do indivíduo, as atividades pelas quais ele transita para realizar as tarefas propostas pela organização e o grau de complexidade são os resultados obtidos nesse trânsito, sua efetividade e consequências desses resultados no âmbito geral das funções ou da organização.

As competências podem ser dos mais variados tipos, uma vez que cada indivíduo é complexo a seu próprio modo, Pierry (2006) as estrutura como:

 • Competências técnicas - capacitação técnica, informações obtidas com o tempo para a carreira, podem ser acadêmicas ou não. Vão se aprimorando com grau de complexidade e espaço de responsabilidade.

• Competências emocionais ou afetivas - capacidade de adaptação às mudanças impostas pela organização e lidar satisfatoriamente com adversidades, complexidades e responsabilidades (inteligência emocional). São exemplos de competências emocionais: capacidade para trabalhar em grupos, iniciativa, ânimo realizador; capacidade para lidar com riscos; facilidade para lidar com pressões e sociabilidade.

• Competências racionais ou intelectuais - traços ou características da personalidade laboral que podem ser desenvolvidas com maior facilidade em menor espaço de tempo ou que podem ser mescladas com as demais categorias, potencializa e facilita o desempenho de outras competências. São exemplos de competências racionais: capacidade para visualizar objetivos e metas, raciocínio lógico dedutivo e indutivo, nível intelectual (capacidade para solucionar problemas) visão de conjunto das situações e diretividade.

         Para uma análise efetiva das competências faz-se necessária a descrição das funções ou cargo, que mostra atividades em que se consideram todas as atividades desenvolvidas por determinado grupo profissional dentro da organização. Esta análise é realizada através de observações e entrevistas diretas com o próprio funcionário ou com os superiores diretos. E após a coleta de dados, são realizadas analises com foco na compreensão das competências necessárias (PONTES, 2011).

A Análise de Cargos é o estudo que se faz para coligir informações sobre as tarefas componentes do cargo e as especificações exigidas do seu ocupante” (PONTES, 2006, p. 46). Pontes (2006) coloca que da Análise resulta a Descrição e a Especificação do Cargo. A forma mais usual de se reunir as informações necessárias sobre os cargos é através da Descrição de Cargo, onde se costuma especificar as tarefas, as responsabilidades, requisitos, as condições de trabalho e outros detalhes das ocupações existentes na organização (PASCHOAL, 1998, p. 23). Por fim, a partir desta categorização, é possível traçar o Perfil Psicolaboral que, segundo Pierry (2006) é o melhor instrumento de avaliação de competências, que visa identificar competências necessárias, técnicas, racionais, ou emocionais, para o desempenho de uma determinada tarefa em um determinado espaço de responsabilidade e grau de complexidade. Instrumento o qual foi o escolhido para realização do presente estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (191.1 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com