TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Efeito das Emoções na Memória

Por:   •  28/5/2018  •  Ensaio  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

 

Efeito das Emoções na Memória

Esse trabalho tem por objetivo discorrer sobre os efeitos das emoções na memória.

O nosso cérebro recebe milhares de imagens por dia, e apenas armazena aquelas que nos poderão vir a ser uteis no futuro. O cérebro guarda informações como num mosaico, ele não vê um objeto, ele guarda um pedaço de cada, como a cor, o movimento, de quem é, onde esta e todo o contexto sobre o objeto assim dizendo múltiplas informações. Toda informação produz mudança no cérebro, principalmente a novidade. A mesma estimula novas conexões, e conexões novas mudam nosso modo de ver o mundo.

A memória é um processo no qual adquirimos, formamos, conservamos e evocamos as informações, é modulada pelas emoções, níveis de alerta, ansiedade, estresse, nível de consciência e também pelo nosso estado de humor.

Sentimentos positivos ou negativos ligados aos fatos interferem na veracidade dos detalhes, assim como na vivacidade de nossas lembranças. Pessoas que vivenciam o mesmo acontecimento de fato podem descrever em suas lembranças de maneira diferente, acrescentando ou subtraindo fatos por estarem ligados as suas recordações ou estado emocional.

Segundo pesquisadores nos momentos felizes não precisamos nos concentrar ou nos preocupar em resolver problemas sendo indispensável ao cérebro o armazenamento de detalhes irrelevantes naquele momento, por outro lado nos momentos negativos precisamos nos concentrar nos detalhes para processar e assimilar a informação que estamos recebendo.

Podemos dizer que em um estado de estrese, há uma grande dificuldade de evocar uma memoria isso esta relacionado ao sistema límbico (mas precisamente a amigdala no cérebro).

A emoção não afeta apenas a memória, diante de um estado emocional intenso, todo sistema cognitivo é afetado, repercutindo no nível de percepção, atenção, memória, raciocínio, linguagem e tomada de decisões.

Foi percebido no estudo de Christianson e Loftus (1987) que uma cena emocional e melhor recordada, que uma cena não emocional, por outro lado em relação a elementos próximos das cenas a serem recordados, tiveram melhor resultado cenas neutras.

A situação experimental de Mass e Kohnken (1989) nos mostra que objetos ameaçadores, e geradores de alta ansiedade, como um revolver usado em algum crime, podem atrair a atenção da pessoa e produzir certa vantagem em termos de recordação futura, a comparar com outros elementos importantes da situação, como a paisagem ao redor ou ate mesmo o rosto do autor do crime.

 Alguns estudos comprovam que o cérebro sabe distinguir o bom do ruim, para nosso corpo antes mesmo de saber oque vai acontecer, mostrando que boa parte do processo emocional ocorre inconsciente.

Tendo em vista os aspectos observados, pode se dizer que a consolidação das memorias e possível graças a processos neurológicos organizados. A emoção interfere grandemente em nossas memórias, além do ambiente social. Tem um papel fundamental e é de suma importância ter uma boa “saúde mental”.

Referências

 Adão, Anabel do Nascimento, A ligação entre memoria emoção e aprendizagem Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com