TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino Remoto na Aprendizagem de Estudantes Universitários com Deficiência

Por:   •  7/3/2023  •  Monografia  •  6.095 Palavras (25 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE PSICOLOGIA

O ENSINO REMOTO NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA NO PERÍODO DE PANDEMIA

FORTALEZA-CE

2022

O ENSINO REMOTO NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA NO PERÍODO DE PANDEMIA

FORTALEZA-CE

2022

O ENSINO REMOTO NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA NO PERÍODO DE PANDEMIA


“A inclusão acontece quando “se aprende com as diferenças e não com as igualdades.”

Paulo Freire

RESUMO

No período pandêmico devido ao vírus da COVID-19 foi ocasionado um forte impacto em diversos setores da sociedade, da economia e da saúde pública no Brasil, assim como em todo o mundo. O Ministério da Educação tomou medidas para a não disseminação do vírus, como a suspensão das aulas presenciais e a adesão às aulas de modo remoto a partir de tecnologias digitais. Os alunos sentiram-se prejudicados e tiveram que se adaptar a essa nova modalidade de ensino, o que pode ser mais difícil para quem tenha dificuldade de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi investigar os impactos do ensino remoto em estudantes universitários com deficiência durante a pandemia. O presente artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, mediante a problemática da Pandemia Covid 19 e a inclusão do ensino remoto como modalidade de ensino, realizando um levantamento teórico que abordasse a experiência dos alunos universitários com deficiência diante desse contexto. É de grande importância que o ensino superior promova a possibilidade de o aluno desenvolver habilidades teóricas bem como de atuação prática. Os desafios para a pessoa com deficiência ou que tem determinada necessidade específica ainda são maiores, em razão da complexidade própria do ensino remoto, considerando que, na maioria das vezes, quem faz intermediação dos processos pedagógicos são os pais e não os professores.

Palavras-chave: Ensino Remoto. Pessoa com deficiência. Saúde Mental. Pandemia. Aprendizagem. Ensino Superior.

ABSTRACT

The COVID-19 pandemic period had a strong impact on various sectors of society, the economy and public health in Brazil, as well as around the world. The Ministry of Education took measures to prevent the spread of the virus, such as suspending face-to-face classes and joining classes remotely using digital technologies. The students felt harmed and had to adapt to this new teaching modality, which can be more difficult for those with learning difficulties. The objective of this research was to investigate the impacts of remote teaching on higher education students with disabilities during the pandemic. This article is a bibliographical research, of a qualitative character concerning the impact of the Covid 19 pandemic and the inclusion of remote teaching as a teaching modality, a theoretical survey was carried out that addressed the experience of university students with disabilities in this context. It is very important that higher education promotes the possibility for the student to develop theoretical skills as well as practical performance. The challenges for people with disabilities or who have a specific need are even bigger, due to the complexity of remote teaching, considering that, in most cases, the parents are the intermediators and not the teachers.

Keywords: Remote Teaching. Disabled Person. Mental Health; Pandemic. Learning. Higher Education.

 

 


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        8

2.        MÉTODO        13

3.        RESULTADOS E DISCUSSÃO        15

3.1        O contexto do ensino remoto na pandemia        15

3.2        Benefícios do ensino remoto        16

3.3        Desafios do ensino remoto na pandemia para a pessoa com deficiência........        17

3.4        Inclusão da pessoa com deficiência no ensino remoto durante a pandemia.......        18

3.5        Saúde mental na pandemia e realidade da pessoa com deficiência.............        19

4. CONCLUSÃO        21

REFERÊNCIAS        23

  1. INTRODUÇÃO

Diante do período pandêmico devido ao vírus da COVID-19, foi ocasionado um forte impacto em diversos setores da sociedade, da economia, da saúde pública no Brasil e em todo o mundo. Por isso, uma das grandes adversidades enfrentadas foi que as pessoas tiveram que manter o afastamento social.

O Ministério da Educação tomou medidas para a não disseminação do vírus, como a suspensão das aulas presenciais e a adesão à aula de modo remoto a partir de tecnologias digitais. Os alunos sentiram-se prejudicados e, de repente, tiveram que se adaptar a essa nova modalidade de ensino, o que pode se imaginar ser mais difícil para quem tem uma deficiência ou dificuldade de aprendizagem. Sobre esses estudantes, vale lembrar que as instituições educacionais devem garantir a inclusão social e educacional de acordo com a Lei brasileira de inclusão de Nº 13.146 (BRASIL, 2015). No capítulo, destinado ao direito à Educação, a LBI, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, definiu legalmente as condições para a efetivação do sistema educacional inclusivo, em todos os níveis e modalidades de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.3 Kb)   pdf (178.5 Kb)   docx (242.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com