TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de ensino e aprendizagem de surdos

Pesquisas Acadêmicas: O processo de ensino e aprendizagem de surdos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.556 Palavras (11 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 11

ETAPA 1

Na visão deste trabalho, a língua fala da identidade que é construída por ela. Porque a sociedade que integra o surdo é uma sociedade de ouvintes. A identidade do surdo é construída, pelo ouvinte que interpreta o surdo. Ao surdo, é-lhe emprestada uma voz que, no entanto, não é a sua.

A partir da análise discursiva de algumas cenas do filme “Os filhos do silêncio”, pretendemos sinalizar uma construção de identidades advinda da sociedade ouvinte que é apresentada ao surdo como uma forma de torná-lo ora diferente, no sentido de ser deficiente em relação ao ouvinte; ora mais semelhante ao ouvinte, pela via da oralização e outras políticas de inclusão.

No plano coletivo, pensamos que essa afirma¬tiva possa ser ampliada para abranger o sujeito-surdo que quer ser reconhecido como surdo, possui uma língua, uma cultura, uma identidade. Surdo profundo são pessoas que apresenta perda auditiva superior a noventa decibéis. A gravidade dessa perda é tal, que o priva das informações auditivas necessárias para perceber e identificar a voz humana, impedindo-o de adquirir naturalmente a linguagem oral.

As dificuldades do aluno portador de surdez profunda na aprendizagem da LP escrita é um fato conhecido na história da educação do indivíduo surdo no Brasil. Vários autores tratam desta questão.

LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002.

Art. 5o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 24 de abril de 2002; 181o da Independência e 114o da República.

CAPOVILLA o Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira começou a ser

Novo dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira (Novo Deit-Libras) elaborado em 1997, e foi finalmente lançado no início de 2001 em dois volumes com 1.860 páginas,em plena época de efervescência cultural e luta pelo reconhecimento oficial da Libras como idioma da comunidade surda brasileira, tendo servido como instrumento dessa luta bem sucedida. Lançado pela Edusp em parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Conhecimento da Língua de Sinais

Passou a ser imprescindível, principalmente quando a lei de Libras (10.436/02) foi sancionada em 2002. Vitória da comunidade surda? Sim, resultado de lutas. Porém, novas perguntas surgem: O que faremos em nossas práticas? Como repensaremos a formação do professor de surdos? Os cursos de Libras, é claro, não supriam a necessidade linguística que era preciso para resolver o problema da comunicação “os alunos que a inclusão não dava conta” passou a ser substituído pelo curso de Libras. Porém, por se tratar de um curso de uma língua como a Língua de Sinais. Ou seja, mesmo com o discurso da inclusão incorporando a Língua de Sinais, fica claro que não há interesse das políticas atenderem a diferença surda na educação, mas garantir que a “diversidade” esteja na escola, colocando um deficiente auditivo, visual, mental na sala de aula, garantindo assim a visibilidade da diversidade.

A política é clara na definição de quem são os alunos da educação especial e classifica os alunos surdos como “alunos com deficiência”.

Desenvolvimento de relacionamentos em sala de aula.

RESULTADOS DA PESQUISA

O processo de ensino e aprendizagem utilizado nesta pesquisa necessitou de um contato significativo com a língua-alvo, por meio de metodologia própria. Foi necessário, portanto, adotar uma metodologia de ensino da LP baseada em recursos visuais acoplados à Libras, que, de acordo com Grannier7, pode ser subdividida em três fases:

Primeira (1ª) fase:

Ilustração: uso de tira contendo artigo definido (A) + tira com palavra (bruxa) + tira com figura.

Materiais didáticos foram confeccionados pela professora/pesquisadora

Nessa observamos que, para as surdas, os input’s visuais eram um dos instrumentos mais importantes para a aprendizagem da língua-alvo.

Para um Filho

Nessa perspectiva, surge o Atendimento Educacional Especializado (AEE), criado para formar professores e sistematizar o atendimento. Esse novo programa do MEC também é divulgado para que municípios pólos formem professores no sistema de Educação a Distância, com carga horária presencial e trabalhos não presenciais.

RESUMO DO FILME Jonas

Um casal descobre que o filho havia sido diagnosticado como deficiente mental. Eles ficam chocados ao descobrir que o diagnóstico estava errado e que seu filho é surdo. Jonas faz amizade com um colega que o ajuda a se adaptar e lidar com a vida, enfim descobre a Língua de Sinais.

O menino selvagem

Num dia de Verão do ano de 1798, numa floresta francesa, foi encontrada por caçadores uma criança selvagem. Levada para Paris, foi observada pelo mais célebre psiquiatra da época, Pinel, Mme Guérin, iniciou a difícil tarefa de desenvolver as faculdades dos sentidos, intelectuais e afetivas de Victor, nome pelo qual se passou a chamar esta criança.

Também quero chamar atenção para essa mesma prática de sensibilização atrelada à explicação da deficiência auditiva que também é aplicada na formação de professores e material da constante cons¬trução, como essa noção é encarada aqui, pois, quer queira quer não, está imerso nesse mundo de sons.

Ainda que não os escu¬te, poderá perceber reações dos falantes que indiquem sua rejeição, aceitação ou indiferença. eu correspondo a essa dimensão imaginária que construímos de nós mesmos. Na visão deste trabalho, a língua fala que o sujeito e sua identidade é construído por ela, o surdo é uma sociedade de ouvintes. A identidade do surdo é construída, a partir do que o ouvinte não é. É o mundo ouvinte que interpreta o surdo.

ETAPA 2

Para a elaboração de textos com os alunos, parte-se de centros de interesse da

faixa etária da criança constituída em unidades que formará um todo e tendo

como aspectos relevantes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com