TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Curricular Supervisionado em Psicopedagogia Empresarial

Por:   •  9/1/2024  •  Resenha  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Nome Completo: Rosilândia Pinto da Fonseca

RGM: 31966811

Instituição: Cruzeiro do Sul

Data:28/08/2023

Curso: Psicopedagogia

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Psicopedagogia Empresarial

Título da Resenha: Psicopedagogia Empresarial e o Trabalho com as Lideranças

A live sobre Psicopedagogia Empresarial e o Trabalho com as Lideranças trouxe uma série de informações relevantes sobre a atuação do psicopedagogo no ambiente empresarial. Durante a transmissão, foram abordadas algumas das atividades desempenhadas por esses profissionais, as condutas esperadas, os setores nos quais podem atuar, os profissionais com quem podem trabalhar e a contribuição da psicopedagogia nas empresas.

Uma das atividades identificadas foi a avaliação e diagnóstico das demandas da equipe, utilizando técnicas e instrumentos específicos da área da psicopedagogia. A partir do diagnóstico, o psicopedagogo pode desenvolver estratégias e planos de ação para promover o desenvolvimento das habilidades necessárias para o bom desempenho das funções. Além disso, ele também pode atuar na orientação de líderes e colaboradores, dando suporte para o desenvolvimento de competências socioemocionais, comunicação, trabalho em equipe e resolução de conflitos.

No que diz respeito às condutas esperadas do psicopedagogo no ambiente empresarial, é fundamental que ele seja um profissional ético, comprometido com o desenvolvimento das pessoas e com a melhoria dos resultados da empresa. O psicopedagogo precisa estar sempre atualizado em relação às teorias e práticas da área, buscando constantemente o aprimoramento de seus conhecimentos. Além disso, é importante que ele seja um bom comunicador, capaz de transmitir informações e orientações de forma clara e objetiva.

O psicopedagogo pode atuar em diversos setores dentro da empresa. Ele pode acompanhar equipes de RH, contribuindo para a seleção e capacitação de colaboradores. Pode atuar também em programas de desenvolvimento e treinamento, como facilitador de workshops e palestras. Além disso, o psicopedagogo pode fazer parte de equipes multidisciplinares, atuando em parceria com outros profissionais, como psicólogos, assistentes sociais e pedagogos.

Quanto aos profissionais com quem o psicopedagogo pode atuar, é importante destacar que sua atuação não se restringe somente aos líderes. Ele pode trabalhar tanto com líderes como com colaboradores em diversos níveis hierárquicos. Além disso, o psicopedagogo tem a capacidade de identificar as necessidades de cada indivíduo dentro da equipe e desenvolver estratégias específicas para atendê-las, visando sempre o crescimento pessoal e profissional de todos.

A contribuição da psicopedagogia nas empresas é de extrema importância. Ao promover o desenvolvimento das habilidades necessárias para o bom desempenho das funções, o psicopedagogo contribui para a melhoria dos resultados organizacionais. Além disso, sua atuação também visa estimular um ambiente de trabalho saudável, pautado pelo respeito, pela cooperação e pelo crescimento mútuo. O psicopedagogo age como um facilitador, proporcionando recursos e estratégias que promovem o autodesenvolvimento dos colaboradores e das equipes como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com