TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Supervisionado Psicopedagogia

Por:   •  18/5/2023  •  Resenha  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Nome Completo:

RGM: 31620001

Instituição: Faculdade Cruzeiro do Sul

Data: 22/11/2022

Curso: Psicopedagogia

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado

Instrumentos para diagnóstico psicopedagógico clínico e institucional. TRAD, L. I. de A. - Curitiba: Intersaberes, 2020.

FICHAMENTO 2

 O capitulo 1 aborda os procedimentos iniciais no diagnóstico psicopedagógico clínico. A escolha de um instrumento para avaliar exige do profissional um rico preparo teórico e prático para fundamentar o método de trabalho, assim como compreensão, domínio e organização dos instrumentos que são usados.

A autora faz uma breve análise conceitual de método, técnica e instrumentos, onde ela explana que método é um procedimento de investigação, organização, repetível e autoconigível, que assegura a obtenção de resultados válidos; a técnica é um conjunto de preceitos ou processos de que serve uma ciência ou arte; os instrumentos são definidos como todos os meios capazes de alcançarem um resultado em qualquer campo, seja prático ou teórico.

O procedimento de observação direta intensiva faz o uso da avaliação psicopedagógico de entrevista e observação. A entrevista obtém informação por meio de comunicação direta e pode ser de três formas: estruturada, o entrevistador segue um roteiro de perguntas objetivas especificas; semiestruturada, o entrevistador só se baseia em um roteiro, mas não segue fielmente; não estruturada, o entrevistador não segue roteiro.

Através da observação direta extensiva, o profissional pode aplicar, na avaliação psicopedagógico, as seguintes técnicas: questionário, pode ser respondido sem a necessidade do pesquisador; formulário, obtém dados com base em um roteiro de perguntas; testes, ontem dados de avaliação de modo quantitativo, de rendimento, frequência e capacidade de conduta do indivíduo; história de vida, as experiências de vida de alguém relevante para análise e aprofundamento do estudo.

A matriz de pensamento diagnóstico é um instrumento que facilita o processo de investigação e consiste em um sistema cartográfico adequado para representar qualquer setor de aprendizagem normal ou patológico.

No esquema sequencial o diagnóstico diversifica de acordo com a postura teórica adotada, seguindo o seguinte esquema: entrevista familiar exploratória; entrevista de anamnese, sessões lúdicas centradas na aprendizagem; complementação com provas e testes; síntese diagnóstico-prognóstico; entrevista de devolução e encaminhamento.

A escolha da sequência diagnóstica e o preparo do ambiente são de grande importância para a realização dos procedimentos iniciais a partir da queixa: roteiro de entrevista inicial, anamnese, Eoca e hora do jogo.

O capítulo 2 traz as provas operatórias piagetianas, este recurso investiga o nível de desenvolvimento cognitivo da criança, por meio do uso de um método clínico de conversação livre sobre um tema dirigido pelo interrogador. De acordo com a resposta apresentada, busca-se uma justificativa para o que foi dito.

Conforme Piaget, os estágios cognitivos são períodos sensório motor, período das operações concretas e período operatório formal. Nas provas operatórias os objetivos, materiais empregados, procedimentos e desenvolvimento do teste, e a avaliação requer o nível de desenvolvimento observado.

No capítulo 3 a autora aborda as técnicas projetivas psicopedagógicos que possui 03 grandes domínios: escolar, familiar e consigo mesmo. Esses domínios possibilitam reconhecer os graus de consciência que formam o vínculo de aprendizagem. Através das provas projetivas psicopedagógicos é possível investigar, com o uso de desenhos e relatos, a rede de vínculos estabelecidos nos domínios escolar, familiar e consigo mesmo.

Para avaliar as habilidades pedagógicas e cognitivas o psicopedagogo faz o uso de atividades lúdicas, observação de materiais, técnicas avaliativas e testes padronizados. Essa avaliação é destacada no capítulo 4, que resumidamente apresentou recursos de avaliação psicopedagógica, os quais compreendem a análise de materiais escolares, de coordenação motora, as habilidades de leitura, de escrita e aritméticas, e da capacidade atencional, assim como a investigação sobre os indicadores de bullying.

No capítulo 5 é destacada a avaliação psicopedagógico no ambiente institucional escolar. A atuação do psicopedagogo institucional se estabelece na prevenção, no diagnóstico e na intervenção sobre o processo de ensino e aprendizagem no ambiente institucional. Nas instituições a proposta psicopedagógica busca compreender os sintomas que afetam esse ambiente e o ensino-aprendizagem.

No contexto institucional, as dificuldades se apresentam por ordem do conhecimento,  da interação, do funcionamento e estrutural. Os instrumentos apresentados neste capítulo são apoio ao diagnóstico da instituição escolar e a investigação da queixa inicial, sempre focando no coletivo.

Alguns dos instrumentos abordados foram: entrevistas, mapeamento institucional e técnicas grupais, esses meios de análise e observação que nos auxiliam a conhecer o espaço institucional, a equipe profissional, os participantes do ambiente, as redes de relações e as propostas de trabalho voltados para a aprendizagem.

O capítulo 6, e último, apresenta o parecer psicopedagógico, que resumidamente são as conclusões sobre a avaliação diagnóstica, apresentando os resultados referentes a investigação cognitiva, afetiva e social do avaliando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com