TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Pesquisa

Por:   •  8/11/2023  •  Projeto de pesquisa  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

TEMA DA PESQUISA...........................................................................................

OBJETO DE PESQUISA......................................................................................

QUESTÃO DE PESQUISA ..................................................................................

JUSTIFICATIVA DA PESQUISA...........................................................................

RELEVÂNCIA DA PESQUISA..............................................................................

OBJETIVO GERAL...............................................................................................

OBJETIVO ESPECÍFICO.....................................................................................

METODOLOGIA DA PESQUISA..........................................................................

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

A equipe multidisciplinar é composta por profissionais de diversas áreas da saúde, tais como: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas. Como são focadas em um sujeito específico, elas se integram de acordo com a necessidade de um determinado paciente, ou seja, não são pré-estabelecidas. No entanto, os médicos são protagonistas no cenário do hospital e decidem quais as técnicas e medicações utilizadas, além de indicar quando um determinado individuo poderá receber alta, o que cria um conflito interno no ambiente de trabalho, uma vez que, muitas vezes, eles se sentem superiores em relação aos outros profissionais da equipe e possuem sua autoestima atrelada a isso. Nesse sentido, segundo os autores, são percebidas disputas de poder e falta de conhecimento dos profissionais diversos sobre as outras modalidades que participam da equipe.

Outra questão que surge no hospital é a visão baseada no senso comum que alguns profissionais de outras áreas possuem em relação ao trabalho do psicólogo. O atendimento psicológico pode ser visto como algo desnecessário àqueles usuários que não apresentam comportamentos considerados não prioritários para o atendimento à saúde, ou ser considerado secundário por se tratar de uma demanda subjetiva.

A psicologia tem como desafio articular a questão da saúde na prática junto com os outros profissionais das equipes multidisciplinares. Além de não restringirem suas atividades somente as práticas da saúde mental, exercendo um trabalho no campo de coletividade e promoção de bem-estar para, tanto os pacientes, quanto os demais profissionais que trabalham em conjunto.

1.TEMA DA PESQUISA

Atuação do psicólogo hospitalar no trabalho multidisciplinar.

2. OBJETO DE PESQUISA

A psicologia hospitalar e o trabalho multidisciplinar

3. QUESTÃO DE PESQUISA

Como o psicólogo hospitalar contribui para o trabalho multidisciplinar?

4. JUSTIFICATIVA DA PESQUISA

O interesse desse tema se deu a partir da experiência no estágio profissional supervisionado no hospital geral. Após presenciar um caso onde o médico desconsiderou a intervenção psicológica para uma paciente.

5. RELEVÂNCIA DA PESQUISA

Atualmente, embora a inserção do psicólogo no âmbito hospitalar esteja mais consolidada na instituição, há necessidade de estruturar melhor a atuação, pois na divisão das tarefas dentro da equipe de saúde, o psicólogo se encarrega dos aspectos subjetivos da doença ou do paciente, o que dificulta o entendimento de outros profissionais sobre o que o psicólogo faz. Apesar dos desafios, o trabalho multidisciplinar apresenta-se como uma forma promissora e irreversível de atendimento na área da saúde.

6. OBJETIVO GERAL

Apresentar a importância do trabalho multidisciplinar no hospital geral para recuperação da saúde do paciente e como o psicólogo pode contribuir nesta relação.

7. OBJETIVO ESPECÍFICO

No primeiro capítulo será abordado o contexto histórico da psicologia hospitalar considerando os principais autores, e a inserção do psicólogo na equipe multidisciplinar.

No segundo capítulo será abordado a origem do trabalho multidisciplinar no contexto hospitalar, a partir do novo conceito de saúde.

E no terceiro, como o psicólogo pode contribuir para o bom funcionamento na relação multidisciplinar no hospital geral.

METODOLOGIA DA PESQUISA

Será

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com