TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exercício de Esquemas Desadaptativos Autodisciplina Insuficiente

Por:   •  10/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 3

Esquemas

Autocontrole / Autodisciplina insuficientes

Comportamentos típicos:

Impulsividade, falta de concentração, desorganização, falta de disposição de persistir em tarefas tediosas ou rotineiras, as expressões intensas de emoção como explosões de raiva e histeria, e os atrasos ou irresponsabilidades habituais. Todos estes comportamentos tem em comum a busca de gratificações de curto prazo às custas de objetivos a longo prazo.

É importante ressaltar que é preciso aprender a refletir sobre as conseqüências de ceder ao impulso antes de agir a partir dele.

Então para desenvolver sua força de vontade e autodisciplina, apresento alguns exercícios:

1. Anotar e hierarquizar atividades chatas que geralmente não realiza.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Um método eficaz para o desenvolvimento e melhoraria destas forças é executar determinadas ações ou atividades. Lembre-se que reforçando uma destas capacidades, automaticamente fortalece a outra.

1 – Se você estiver em algum local que esteja sentado, no carro, no metro, trem ou sala de espera, se algum idoso ou grávida não tiver onde se sentar, levante-se e ofereça-lhe o seu lugar, mesmo que preferisse ficar sentado para sua conveniência. Não só porque é um ato educado, mas porque você está fazendo algo com dificuldade e incômodo. Desta forma, treinará a capacidade de superar a resistência do seu corpo, da mente e dos seus sentimentos.

2 – Existem pratos na pia pra lavar, e você decide adiar e lavá-los mais tarde. Levante-se e lave-os na hora, logo após você ter terminado de comer. Não deixe que a sua preguiça o vença. Quando você sabe que deste modo está desenvolvendo a sua força de vontade, e tem consciência da importância da força de vontade na sua vida, será mais fácil para você fazer o que tem de ser feito.

3 – Você chega em casa cansado do trabalho e se senta na frente da TV porque está cansado e com preguiça de ir tomar banho. Não deve obedecer à vontade de se sentar, e ir logo tomar um bom banho relaxante.

4 – Você pode reconhecer que o seu corpo necessita de algum exercício físico, mas vai continuar sentado sem fazer nada ou vendo um filme. Levante-se e vá caminhar, correr ou fazer algum outro exercício físico.

5 – Você gosta do seu café com açúcar? Então, durante uma semana inteira decida beber reduzindo o açúcar pela metade. Você gosta de beber três cafés ou mais por dia? Durante 2 semanas reduza para metade. Serve para refrigerante.

6

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com