TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Homem dos ratos na teoria de Malow

Por:   •  7/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA VITÓRIA
DE SANTO ANTÃO
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

                    COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA

O Homem dos ratos

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE

OUTUBRO DE 2016

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA VITÓRIA
DE SANTO ANTÃO
[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

       COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA

CASO CLÍNICO: O Homem dos ratos

        

Trabalho interdisciplinar apresentado pela estudante ....., orientado pelo Professor ........... , ............., ............., como pré-requisito da disciplina de Psicologia da Personalidade II, e ...... do curso de Psicologia das FAINTVISA.

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE

OUTUBRO DE 2016

Abordagem do caso clínico de Sigmund Freud: “O Homem dos ratos”
na Teoria de Abraham Maslow

As necessidades humanas, segundo Abraham Maslow, estão organizadas em uma hierarquia que ele nominou de hierarquia dos motivos humanos. Conforme o seu conceito de premência relativa, uma necessidade é substituída pela seguinte mais forte na hierarquia, na medida em que começa a ser satisfeita. Assim, as necessidades estão classificadas em: Fisiológicas, Segurança, Afiliação e Amor, Auto-estima e Auto-realização. Na base da pirâmide nós temos necessidades indispensáveis à vida, chamadas de necessidades primárias, como a satisfação de necessidades fisiológicas básicas do corpo físico, logo após a necessidade de segurança, de afiliação e amor (sociais) e de estima. Por último, no grau mais total, vêm as necessidades de realização pessoal, que são chamadas de necessidades secundárias. As necessidades Fisiológicas e de Segurança manifestam-se na infância, as de Afiliação e Amor e de Estima surgem na adolescência, e as necessidades de Realização Pessoal tendem a se manifestar tardiamente na vida do sujeito.

Ernst Lanzer, “o Homem dos ratos” procurou Sigmund Freud por diversos problemas, em especial por apresentar sintomas típicos de neurose obsessiva. O mesmo é obcecado pelo pensamento de que acontecerá alguma coisa de desagradável, algo bastante doloroso às duas pessoas que ele tanto ama - seu pai e uma moça pelo qual era apaixonado. Também se impõe interdito, dessa forma se atrasando em seus estudos de direito, pois sofre de confusões que estão atados a luta contra seus sintomas. Tais problemas enfrentados pelo Homem dos ratos podem encontrar-se na pirâmide de Maslow, tais como: necessidade de Segurança, necessidade de Afiliação e Amor, e necessidade de Estima. Na necessidade de Segurança, Maslow pontua que os adultos que estão emocionalmente saudáveis comumente têm as suas necessidades de segurança realizadas, e no caso de adultos neuróticos o sujeito necessita de uma estrutura e ordem, dessa forma a necessidade de segurança tende a dominar a sua personalidade, além de evitar obcecadamente novas experiências, ou seja, o sujeito não tem essa necessidade satisfeita. E no caso do Homem dos ratos isso pode ser observado pelo medo excessivo que ele tinha em perder seu pai e a moça que ele era apaixonado, e o medo que ele tinha em se relacionar com outras pessoas, evitando ao máximo novas situações. Na necessidade de Afiliação e Amor, Maslow descreve que o sujeito deseja manter relações com outras pessoas com harmonia, precisam sentir-se amados, e se sentir aceito pelos outros, e sugeriu que a frustação em satisfazer essa necessidade é um motivo essencial da confusão emocional. E o Homem dos ratos não tinha essa necessidade satisfeita, pois o mesmo não conseguia manter nenhum tipo de relação saudável com as outras pessoas, não se sentia amado, dessa forma criando um descontrole mental em relação a isso. E por último, na necessidade de Estima, Maslow pontua que a realização da necessidade de auto-estima possibilita que o sujeito se sinta confiante da sua força, assim tornando-se capaz em todas as dimensões da vida, portanto quando falta auto-estima, o sujeito sente-se inferior, desencorajados, sem confiança em sua habilidade de lidar com a realidade. E o Homem dos ratos tinha essa dificuldade de sentir-se encorajado, com força para encarar seus problemas, isso se caracteriza pela falta de coragem que ele tinha em ir encontrar com a moça dos correios, pois ele sabia que a mesma gostava dele, mas ele evitava o encontro por ter medo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (169 Kb)   docx (61.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com