TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O INTERCULTURAL EDUCAÇÃO

Por:   •  13/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

NATÁLIA LEÃO GONÇALVES

8110546

 INTERCULTURAL EDUCAÇÃO 

[pic 3]

CLARETIANO

2021

Educação Intercultural

A educação intercultural deseja reconhecer e a valorizar a diversidade como oportunidade de aprendizagem para todos, no respeito pela multiculturalidade das sociedades atuais, bem como desenvolver a capacidade de comunicar e incentivar a interação social.

Uma sociedade não consegue combater o racismo se não consegue reconhecê-lo. E, para reconhecê-lo, é preciso entender que essa violência muitas vezes passa despercebida porque está baseada em preconceitos tão enraizados na cultura.

Por isso o papel do professor e de suma importância é evidente que a educação intercultural é um processo que se tratado da inclusão indígena, onde a várias opiniões diferentes citadas pelos professores.

Percebe-se que professor quer criar um ambiente de igualdade unindo duas culturas diferentes. Para que não haja pensamentos separatista e discriminatório entre elas no intuito de acabar com as diferenças e viverem em harmonia, mas por outro lado a uma discordância entre os professores.

Na opinião da outra professora, para que haja uma interação satisfatória precisa buscar sua identidade cultural da tribo através dos seus costumes. Preparando assim a criança de mapuches a conviver com as duas culturas, ajudando na integração chilena e não anulando sua identidade.

Pesquisadores como Candau (2008, 2009, 2011), Fleuri (2002, 2003), entre outros, discutem que, para que a educação intercultural aconteça, é necessário que o professor reflita e vivencie, ativamente, a diversidade dos grupos sociais, étnicos, religiosos, culturais etc.

   Os povos indígenas têm direitos básicos de acesso à educação e ao respeito e acolhimento de suas tradições, crenças e formas de viabilizar sua existência.   Sabendo que no geral tende a folclorizar as culturas indígenas através das roupas, músicas e danças pensando assim que estão ensinando os alunos a valorizar essa cultura. E muitas vezes os alunos não sabem o significado tradições e crenças.

Na inclusão das crianças indígenas e importante que essa cultura seja valorizada de forma plena.  Segundo Maturana 2002 “A tarefa da educação escolar é permitir e facilitar o crescimento das crianças como seres humanos que respeitem a si próprios e os outros com consciência social e ecológica, de modo que possam atuar com responsabilidade e liberdade na comunidade a que pertencem”.

Concluindo a educação intercultural consiste em inserir as crianças indígenas nas outras culturas e não fazer que se adapte a outras e esqueça a sua própria identidade. E que o professor terá que conhecer bem a cultura citada para poder ajudar de forma significativa seu aluno. Lembrando também da importância da escola, estado e município estarem falando a mesma língua para conseguir atingir o objetivo de inserir os indígenas em outras culturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (118.3 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com